De 16 a 26 de julho, o seminarista do primeiro ano de Teologia, Huezer Viganô Sperandio, esteve em Belo Horizonte (MG) para participar do segundo módulo do curso de pós-graduação em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual, oferecido pela Faculdade Jesuíta.
Huezer ainda irá cursar mais dois módulos no ano que vem para encerrar o curso. A seguir, o próprio seminarista descreve a experiência dessa segunda etapa de estudo que apresentou o papel do orientador espiritual na vida do cristão:
Na sociedade atual, o ser humano tem passado por muitas crises, em que o seu valor essencial é substituído pela sua capacidade de trabalho e pelo que pode ofertar. Ao mesmo tempo, esse ser humano vive uma busca constante, mas superficial e sem comprometimento, por Deus. Nesse contexto, parece difícil manter e aprofundar uma relação de intimidade, de vida de oração, com o Deus de amor que nos criou. É isso que experimentamos!
Assim, o ministério do orientador espiritual assume importância fundamental, pois este auxilia seu orientando a fazer-se capaz de “ler” as “marcas” de Deus em sua própria vida e história. É um facilitador para que a relação de intimidade com Deus na oração seja mais livre e aberta, modificando, assim, gradativamente, sua própria vida. Na oração, o ser humano coloca-se em sua posição de criatura diante do Criador, como filho amado do Pai. É o próprio Espírito Santo que guia, é o próprio Deus que transforma, cabendo a nós escutar e discernir.
O Papa Francisco nos exorta que “a Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG 1). Assim a orientação espiritual possui por finalidade aumentar essa relação pessoal de intimidade com Deus Pai e Filho e Espírito Santo.