Nesta quinta-feira (29/10), o Santuário Nacional São José de Anchieta, no sul do Espírito Santo, apresentará o projeto de requalificação de seu museu, durante evento que reunirá autoridades, empresários e membros do Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O encontro, previsto para as 19 horas, acontecerá no Centro de Cultura de Anchieta e promete trazer contribuições importantes para desenvolver o turismo religioso na cidade.
As mudanças preveem melhorias na acessibilidade, nos sanitários, construção de uma sala multimídia, lanchonete e biblioteca, além da extensão do museu para os dois andares do edifício, oferecendo um caminho com cinco salas temáticas para os peregrinos.
“O museu está muito apagado para a grandeza de São José de Anchieta. Aqui podemos apreciar aspectos históricos, arquitetônicos e religiosos importantes da vida deste santo, que foi catequista e missionário do Brasil colônia”, afirma o reitor do Santuário Nacional, padre César Augusto dos Santos.
Melhorias
O IPHAN, autarquia do Ministério da Cultura responsável por preservar o patrimônio cultural brasileiro, iniciou os estudos do bem tombado em 2013. O órgão identificou que era necessário promover melhorias nas instalações físicas para adequação do monumento à acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção ou locomoção reduzida, bem como realizar uma requalificação do museu.
Com duração prevista para 18 meses e orçamento de 2,4 milhões de reais, o projeto deve começar a partir da identificação dos parceiros por parte do Santuário Nacional de Anchieta.
Informações: Assessoria de Comunicação do Santuário Nacional de Anchieta