A primeira Capela foi a de Colatina Velha, dedicada a São Sebastião e Nossa Senhora Auxiliadora. Quando foi constituída a primeira Matriz, havia, em toda a Igreja, um grande fervor e incentivo à devoção do Sagrado Coração de Jesus, por isso sua escolha como padroeiro.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi edificada, canonicamente, aos 24 de dezembro de 1927 e escriturada, aos 21 de dezembro de 1931. O terreno, para construção da igreja, foi doado pela prefeitura municipal, na pessoa do então prefeito municipal, Dr. Adhemar do Nascimento Fernandes Távora, para os representantes da Igreja Matriz, Sr. Antônio Pagani (fabriqueiro) e o conselho da paróquia, autorizados pelo bispado do Espírito Santo e assinada pela V.Ex.ªRev.ma, D. Benedito Paulo Alves de Souza, Bispo Diocesano do Espírito Santo.
Antes da Matriz, na região do centro de Colatina, existia somente a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, em Colatina Velha. A Construção da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus perdurou entre 1923 e 1927.
Igreja Matriz ou Igreja Paroquial é o espaço onde a comunidade dos fiéis pode render a Deus o culto público, isto é, a referência da vida celebrativa de uma paróquia. É a igreja mãe em uma comunidade de fiéis com a função de proteger e promover a fé dos mesmos.
Aos 29 de janeiro de 1949, a Igreja Matriz desmoronou, devido às fortes chuvas que caíram sobre a cidade. O fato abalou a cidade que, embora triste, deu graças a Deus, pois, no momento, não havia ninguém no interior da igreja, sendo que, minutos antes, realizou-se um casamento, e ninguém imaginava que, logo após, o templo viria abaixo.
A pedra fundamental da segunda Igreja Matriz, hoje Catedral, foi lançada em 20 de junho de 1952, por S.Exa.Revma., Dom José Joaquim Gonçalves, bispo do Espírito Santo, na presença do pároco, padre Geraldo Mayers, e do arquiteto responsável, Benedito Calixto Neto (projetista, também, da Basílica Santuário de Aparecida). A construção da Catedral foi concluída no ano de 1958, data que está fixada em um dos seus portões de acesso.
Podemos dizer que a Catedral de Colatina é uma arquitetura eclética, que apresenta elementos do neorromânico e torres com elementos do protomoderno. O estilo é de uma arquitetura católica românica, próprio de Benedito Calixto Neto, que vem lá dos anos 40 do século passado, e trabalha com arcos redondos, na maioria de suas obras (mais de 200 em todo território brasileiro).
Em 23 de abril de 1990, durante a Festa de Nossa Senhora da Penha, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, foi elevada ao título de Catedral do Sagrado Coração, a partir da criação da Diocese de Colatina, pelo Papa João Paulo II. O templo passou por algumas reformas e tornou-se, oficialmente catedral, quando aconteceu a institucionalização da Diocese em Colatina, com a posse de seu primeiro bispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, aos 15 de julho de 1990. Somente em 20 de julho de 1997, a catedral foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e o altar foi consagrado, sob o qual foram depositadas as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, São Cláudio de La Colombière, São Geraldo Magela, Santa Teresinha do Menino Jesus e dos mártires São Sebastião, Santa Inês e Santa Maria Gorete.
Cripta
Cripta é o lugar, geralmente, localizado no interior das igrejas e catedrais, onde as relíquias importantes para a igreja e os bispos são, dignamente, enterrados. Na Catedral de Colatina, porém, há uma cripta na qual foi autorizado o acolhimento dos restos mortais de Cônego Geraldo Meyers, pároco por longos anos, grande incentivador e idealizador na construção do templo, sendo este ato considerado uma homenagem do povo colatinense.
Na cripta da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, encontra-se: um belo mosaico do Sagrado Coração de Jesus, feito na França pela empresa Bisazza®; as imagens do Bom pastor, rememorando que “O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10,11); e a imagem de Nossa Senhora das Dores e do Nosso Senhor Morto, recordando a paixão e morte de Jesus, pela qual fomos salvos, e a dor de Nossa Senhora, ao ver o sofrimento do filho morto na Cruz. O espaço é aberto à visitação, sempre no dia 02 de novembro, na celebração aos fiéis mortos.
Nossa Senhora da Saúde – Padroeira Diocesana
Em julho de 2007, Nossa Senhora da Saúde foi declarada Padroeira da Diocese de Colatina pelo Papa Bento XVI. Sua imagem foi abençoada pelo Senhor Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, diante de uma grande multidão de fiéis devotos, no Santuário de Ibiraçu, no dia 21 de novembro de 2008. No mesmo dia, a imagem foi levada para a Catedral de Colatina, onde foi coroada e entronizada numa capela, especialmente construída. Na revitalização, a imagem foi transferida para um belo Nicho junto à capela do Batismo.
Revitalização da Catedral 2019 – 2022
Com a ação do tempo, a catedral aparentava fortes sinais de que precisaria passar por uma reforma: instalações elétricas defasadas, infiltrações, pisos danificados, além uma necessária adequação acústica do templo. O projeto de adequação litúrgica e revitalização da Catedral de Colatina teve por objetivo ressaltar e valorizar os elementos da arquitetura interna (arcos, vitrais, abside e sua monumentalidade), como também, evidenciar os quatro elementos fundamentais do espaço litúrgico: o altar e o ambão existentes; a cátedra, a ser projetada; e o espaço da assembleia – através da inserção de elementos simbólicos; além de atualizar outros espaços simbólicos que fazem parte do conjunto arquitetônico Sagrado Cristão Católico. A obra foi uma iniciativa pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e do pároco, Pe. José Valdecy Romão, em parceria com a comunidade paroquial.
O projeto de revitalização e adaptação litúrgica da Catedral de Colatina buscou evidenciar os quatro elementos fundamentais do espaço litúrgico, através da inserção de elementos simbólicos. Além de atualizar outros espaços simbólicos que fazem parte do conjunto arquitetônico Sagrado Cristão Católico.
Fundada em 1927
Comunidades: 11
Grupos de reflexão: 1
Atualmente, a Catedral fica aberta ao público todos os dias, das 6 da manhã às 8 da noite.
Horário de Missas
Segunda-feira à Quinta-feira: 19h
Sexta-feira: 12h e 19h
Sábado: 19h
Domingo: 07h, 9h e 19h
1ª Quinta Feira do mês (missa pelas vocações): 12h e 19h
1ª Sexta-feira do mês (missa votiva do Sagrado Coração de Jesus): 12h e 19h
Endereço
Praça Frei José, 26
Ed. João Paulo II
Centro, Colatina
Cep: 29.700-230
Contatos
Telefone: (27) 2102-5010 | (27)2102-5011
WhatsApp: (27)99755-1548
E-mail: [email protected]
Site: www.catedraldecolatina.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/catedralcolatina
Instagram: https://www.instagram.com/catedraldecolatina/
Youtube: https://www.youtube.com/@CatedraldeColatina
Sacerdotes