As colaboradoras do Projeto Novo Jeito Solidário de Ser, Kézia e Lúcia, estão empenhadas em participar de encontros em prol do desenvolvimento da economia solidária no estado do Espírito Santo. Durante este mês de setembro, elas compareceram a dois encontros, em Vitória, que tiveram como foco justamente a economia popular solidária da Rede Cáritas.
O Projeto Novo Jeito Solidário é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Colatina e incentiva diversas iniciativas tendo por base a economia solidária. Trabalho que, além de gerar renda para diversas famílias, contribui para a cidadania e a dignidade.
O objetivo do primeiro encontro em Vitória, ocorrido no começo do mês, foi planejar e fortalecer ações conjuntas. Já o segundo momento, realizado no último sábado (16/9), teve a intenção de dialogar sobre o funcionamento do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, além de contribuir para a organização da 6ª Plenária Nacional de Economia Solidária.
“O momento foi muito produtivo, enriquecedor e com muitas colaborações. Discutir políticas públicas e ações voltadas para a economia solidária é extremamente importante para avançarmos na conquista de um novo modelo de sociedade”, destacou Kézia.
A Cáritas Brasileira atua há mais de 35 anos com economia popular solidária no país, promovendo a emancipação social, política e econômica de comunidades em situação de pobreza, fortalecendo iniciativas coletivas com pequenos agricultores, catadores de materiais recicláveis, artesãos, indígenas, mulheres e jovens que desejam construir outra maneira de se relacionar com seus territórios e com a economia, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão, vulnerabilidade e risco pessoal e social.