Saneamento básico foi o tema central do fórum “O Bem Comum”, realizado na noite da última quarta-feira (27/4), no auditório do Sesc, em Aracruz. Cerca de 150 pessoas marcaram presença neste evento, realizado pela TV Gazeta em parceria com a Diocese de Colatina e a Prefeitura Municipal de Aracruz. O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, foi um dos palestrantes.
Na ocasião, o editor-chefe da TV Gazeta Norte e Noroeste, Vinícius Baptista, narrou a experiência da reportagem ao lidar com os pedidos de “socorro” da população em relação ao saneamento básico, um direito a que todos deveriam ter acesso.
Para dom Wladimir, “saneamento básico é vida e saúde”. O bispo destacou que a responsabilidade pelo cuidado com a casa comum é de todos e que cabe à sociedade despertar o poder público para a questão. “Estamos atrasados e, por isso, há muito a ser feito. Não dá mais para viver assim, descuidando da casa comum”, lamentou. Dom Wladimir defendeu ainda investimento em obras de saneamento básico e tratamento de esgoto.
A discussão técnica foi conduzida pelo engenheiro e sanitarista Celso Luiz Caus. Com a experiência de quem foi diretor da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Caus
fez um panorama da grave situação dos recursos hídricos atuais, fruto da degradação das últimas décadas. Segundo ele, o problema não é apenas a falta de chuva, mas principalmente a falta de cuidado com os rios e a destruição da biodiversidade. “Precisamos pensar de forma global, porque todos somos responsáveis. Nós agimos como se a água estivesse em abundância na natureza, mas isso já deixou de ser realidade”, afirmou.
Celso Luiz Caus também enumerou ações que podemos colocar em prática para assumir o nosso papel como cidadãos conscientes:
– Assuma responsabilidade no seu espaço
– Separe o lixo
– Reutilize a água
– Canalize a água da chuva
– Não gere lixo, sempre que possível
– Aja sempre na possibilidade de reutilizar
– Recicle
– Trate os resíduos, caso possa
Próximos fóruns
Essa foi a primeira edição de uma série de fóruns que vão acontecer nos próximos meses. O tema é o mesmo: saneamento básico. O segundo debate deve acontecer no mês de junho, em Baixo Guandu. Depois, o evento segue para Colatina, Linhares, Barra de São Francisco e São Mateus, em datas a serem definidas.