A Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, teve início na última quinta-feira (12/11), atraindo centenas de fiéis até o Santuário Diocesano, em Ibiraçu. São devotos em busca da saúde do corpo e da alma, romeiros que vêm agradecer por graças alcançadas ou mesmo pessoas que chegam para ver de perto a paz e a fé que emanam do belo lugar.
No último final de semana, a movimentação começou bem cedo. No sábado (14/11), um grupo de devotos saiu de João Neiva, município vizinho, e seguiu em caminhada até o Santuário. Após vencer a pé cerca de oito quilômetros, os romeiros foram acolhidos pelo reitor, dom Décio Sossai Zandonade, que fez uma oração especial e convidou os romeiros para um café da manhã.
No domingo (15/11), o Santuário recebeu duas grandes romarias: da Pastoral da Saúde e da Paróquia Santíssima Trindade, de Linhares. Após a missa, foi realizado um retiro de espiritualidade para todas as equipes de serviço da Paróquia Santíssima Trindade, conduzido pela irmã Viviane.
Até a próxima sexta-feira (20/11), continuam as missas da novena, que são antecedidas por uma caminhada com início no centro de Ibiraçu.
Participação do primeiro bispo de Colatina e entronização de imagem italiana
A última missa da novena, no dia 20 de novembro, às 19 horas, será presidida pelo primeiro bispo de Colatina e atual arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha. Antes desta celebração, haverá a entronização da imagem de São José, que foi abençoada pelo Papa Francisco. Esculpida na Itália sob medida para o Santuário, a imagem já se encontra em Ibiraçu e sua entronização será acompanhada por 13 italianos. Ela foi construída pela mesma empresa responsável por esculpir a imagem de Nossa Senhora da Saúde, tendo também quase o mesmo tamanho desta. A imagem de São José permanecerá em um dos lados do altar.
Dia da Festa
Milhares de devotos devem passar pelo Santuário nos dez dias de festa. A maior concentração deve ser mesmo em 21 de novembro, dia de Nossa Senhora da Saúde, quando haverá duas missas. A primeira será às 9 horas da manhã, celebrada pelo cardeal arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos bispos do Espírito Santo e também por dom Geraldo Lyrio Rocha. Nesta celebração, acontece ainda a cerimônia de lançamento do selo pelos 25 anos da Diocese de Colatina.
A segunda missa marcará o encerramento das comemorações pelo Jubileu de Prata da Diocese de Colatina e será presidida pelo bispo de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, às 19 horas. Esta celebração contará com a presença da juventude e dos agentes da Pastoral da Educação que virão em romaria. Em seguida, haverá show com Ministério Obra Nova.