O padre José Carlos Pereira, CP, doutor em Sociologia e autor de diversos livros entre eles “Gestão eficaz”, falou hoje (26) sobre “Gestão eficaz gera uma paróquia empreendedora” durante o CONAGE (Congresso de Gestão Eclesial) que acontece em Aparecida (SP) desde terça-feira (23) e se encerra nesta sexta-feira.
Durante sua exposição o padre apresentou um grande projeto de como planejar e trabalhar a gestão da paróquia.
Em sua palestra destacou pontos essenciais da gestão que fazem a diferença no dia-a-dia da paróquia.
Cinco pilares da boa gestão foram apontados:
Planejamento;
Visão Conjuntural da realidade;
Perspectivas, metas e objetivos;
Trabalho em equipe e
Formação de liderança.
A partir desses pontos padre José Carlos enfatizou a importância do planejamento e da formação.
O planejamento, segundo padre José Carlos, deve atingir todas as dimensões: financeiro, pastoral, pessoal, espiritual e missionário.
“Todas as dimensões do planejamento podemos resumir numa atitude. Atitude em que todos que trabalham na paróquia estejam sempre remando para o mesmo rumo. Se todos estiverem remando com a mesmo vontade, para a mesma direção num planejamento conjunto as coisas sempre darão certo”, resumiu.
“Percebemos poucas pessoas trabalhando na paróquia e sobrecarregadas, é nesse ponto que devemos investir dando abertura para mais pessoas trabalharem, motivando-as com formação necessária para o trabalho e dividindo tarefas de forma organizada”, atentou.
Ainda destacando a importância do planejamento, o palestrante falou da formação espiritual que deve dar a base para todo o trabalho.
“Se não tivermos um planejamento espiritual não daremos conta de todos os outros planejamentos. Por isso devemos começar por nós padres, participando de retiros, até mesmo tendo um acompanhamento espiritual e dando atendimento a outras pessoas, essas atividades nos darão forças para todo o trabalho”, concluiu