Agentes da Pastoral Universitária da Diocese de Colatina realizaram, no último dia 29 de agosto, na Faculdade Castelo Branco, em Colatina, uma reunião a fim de conhecer a programação do 3º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) e 3º Fórum Brasileiro de Cultura, eventos nacionais que acontecerão juntos de 10 a 12 de outubro. Ambos são promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sediados pela Diocese de Colatina.
A reunião teve início com uma formação sobre “Diversidade e Religião”, ministrada pelo professor George Francisco Corona, que é filósofo e mestre em Ciências das Religiões. Em sua fala, ele destacou que o caminho para o bom convívio social precisa ser perseguido por todos, a partir da prática de valores como respeito, paz e liberdade.
Incentivar inscrições
Na ocasião, os agentes, formados por professores e universitários, também ficaram por dentro da programação do Ebruc e do Fórum Nacional de Cultura. Depois, traçaram metas para incentivar os universitários a participarem. “Cada instituição presente definirá a forma de envolvimento e participação de seus representantes”, comentou o coordenador diocesano da Pastoral Universitária, Anderson Mendes Batista dos Anjos.
Participaram da reunião agentes vindos de diferentes instituições de educação básica e ensino superior localizados na Diocese de Colatina. São eles: Colégio Darwin, Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), Unopar, Unesc e Fundação Castelo Branco (FCB).
Detalhes dos eventos
O Ebruc deve reunir jovens de todo o Brasil e da América Latina que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse ambiente. Já o Fórum Nacional de Cultura espera reunir artistas nacionais e pessoas envolvidas com a produção de projetos culturais adequados à realidade da Igreja no Brasil e na sociedade. Para garantir sua inscrição, clique aqui.
A Pastoral Universitária
A Igreja, através da Pastoral Universitária, quer ser presença nas Instituições de Ensino Superior, fomentando a experiência da fé cristã no âmbito universitário, além de incentivar, no ensino, na pesquisa e na extensão, o diálogo entre fé e razão, fé e ciência, religião e cultura. A Pastoral Universitária também é espaço de motivação e acompanhamento de estudantes e profissionais para que sejam, profeticamente, profissionais competentes nas suas áreas de conhecimento, promotores de um mundo justo e solidário segundo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus.