Mais de mil pessoas, entre educadores e catequistas, participaram do 11º Encontro da Pastoral da Educação, realizado pela Diocese de Colatina, no último sábado (24/9), no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Pelo número expressivo de participantes, este é considerado um dos maiores eventos realizados pela Pastoral da Educação, no Brasil. Confira mais fotos em nossa galeria.
O tema “Professor: um ser em constante formação” foi conduzido pelo professor e escritor Celso Antunes, de São Paulo. “Ele alcançou brilhantismo e encantamento pedagógico no desenvolvimento do tema, enriquecendo o momento com suas histórias de vida”, contou o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Anderson Mendes Batista dos Anjos. Muito aplaudido, Celso Antunes falou a partir de relatos de sua vida profissional e pessoal, destacando o papel importante do professor na formação integral do sujeito.
Além de educadores, o destaque ficou por conta da participação marcante dos catequistas. “Nós buscamos motivar a presença deles, pela importância do papel que realizam na educação cristã. Foi, mais uma vez, uma parceria que deu certo. Contamos ainda com a participação de alunos e professores das instituições de ensino superior da região e pessoas vindas de outras dioceses”, destacou Anderson.
Veja a opinião de quem foi
“O mestre Celso Antunes brindou a todos, naquela manhã, com três histórias magníficas, que traziam em seu bojo a experiência, o conhecimento e o encantamento de quem há muito tempo descobriu que ser educador é dom, mas, sobretudo, a busca constante do amor ao outro. Na primeira história, nos fez partícipes da exaltação do amor arrebatador que o educador desperta em seus educandos, principalmente na infância. Na segunda, confirma a importância do uso de metodologias avançadas e inovadoras, já de nosso domínio e reconhecidas mundialmente. E na terceira história, de forma brilhante, desafia-nos ao exercício de ‘ensinar e aprender pelos sentidos’, uma experiência que provoca a descoberta do poder de se escutar o inaudível, possibilitando o sentimento uníssono do entrelaçamento dos seres e do universo. Fomos agraciados”.
Professora Vera Eli Baptista Fachetti
Agente da Pastoral da Educação e professora da Faculdade Castelo Branco, em Colatina
“Parabéns à Pastoral da Educação da Diocese de Colatina por mais um excelente encontro. A acolhida, a santa missa, a escolha do conferencista Celso Antunes, a organização de um modo geral. Pela segunda vez, participei do encontro. Se Deus quiser, quero estar sob o manto de Nossa Senhora da Saúde pelo menos uma vez por ano, por ocasião dos encontros da Pastoral da Educação para conhecimento, formação e autoconhecimento em prol da evangelização de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ano passado, Viviane Mosé, que maravilha! Este ano, o grande Celso Antunes, quanta sabedoria e simpatia! E ano que vem? Vamos ficar na expectativa. Parabéns ao bispo dom Joaquim Wladimir, ao coordenador diocesano da Pastoral da Educação Anderson e sua equipe e a todos, todos mesmo que colaboraram para esse evento tão significativo para professores, catequistas e demais que puderam se fazer presentes. A Diocese de Colatina está de parabéns. Se Deus quiser, com a ajuda da Diocese de Colatina, São Mateus em breve terá também essa linda pastoral a serviço do reino. Esse espaço será muito importante para discussões, debates, fóruns, seminários. Já pensou? Um espaço aberto onde serão debatidos e encaminhados vários, vários assuntos pertinentes à educação. Abraço a todos! Meu nome é Luzimar Elias Preato. Estiveram comigo, neste encontro, também minha esposa Gleice e minha colega Caroline. Em 2015, estava sozinho. Veja como os frutos vão aparecendo aos poucos. Paz e bem!”
Professor Luzimar Elias Preato
Paróquia São Cipriano, de Jaguaré (Diocese de São Mateus)
Se você também marcou presença no 11º Encontro da Pastoral da Educação e quer partilhar sua experiência, este espaço é seu! Deixe seu comentário abaixo!