A educação – condição básica para o desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania – é urgência nacional.
Para os educadores cristãos fica o desafio de fazer da prática pedagógica, do compromisso educativo e da profissão, um espaço privilegiado da missão, proclamando o Reino Definitivo, através da educação e do processo educativo. Isto significa evangelizar enquanto pai/mãe, comunicador(a), animador(a) de comunidade, político(a), professor(a), diretor(a), orientador(a) educacional, agente de pastoral, etc. E implica, ainda, numa postura quanto às relações humanas, aos conteúdos, à metodologia, à avaliação, às estruturas. (Documento – Pastoral da Educação – Reflexão e Organização – CNBB, 2001)
Recordamos, portanto, que a Pastoral da Educação é a ação evangelizadora da Igreja no mundo da educação. Ela é importante para que a Igreja cumpra o seu mandato de tornar presente na cultura e na vida das pessoas os valores perenes do Evangelho.
Na paróquia, existe um lugar chamado “escola” que precisa ser acompanhado com muito carinho pelos nossos pastores.
Para fortalecer as ações da Pastoral da Educação em nossa Diocese de Colatina, a Coordenação Diocesana se reunirá no próximo dia 14 de março, sábado, das 9h às 12h, na Paróquia Santíssima Trindade, Rua Nova Venécia, N° 01, Bairro Novo Horizonte, Linhares (ES).
Neste encontro, os participantes terão uma palestra com o tema “A Espiritualidade do Educador Cristão”, a ser ministrada pela professora Maria Goretti das Neves Vieira Machado, Diretora do Colégio Marista de Colatina.
Convidamos todos os agentes pastorais paroquiais para participar deste importante encontro!