Os agentes da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina se reuniram neste sábado, dia 15 de março, na Paróquia Santíssima Trindade, em Linhares, para iniciar suas atividades pastorais do ano de 2015.
O grupo foi recepcionado pela coordenação diocesana da Pastoral da Educação da Área BR-101 Norte e contou com a presença de agentes vindos das várias áreas pastorais, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Superintendências Regionais de Educação e Instituições de Ensino Superior do território da Diocese de Colatina.
O encontro teve início com uma bonita celebração de abertura organizada pelos agentes da Pastoral da Educação.
A seguir, o professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, apresentou o cronograma diocesano contendo as atividades pastorais para 2015.
Celebração de Envio dos Educadores e Estudantes, momentos formativos, Ato Ecumênico pela Paz, atividades do Dia do Estudante, Missa do Dia do Professor e Romaria Diocesana da Pastoral da Educação ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde são algumas atividades presentes na programação para 2015.
O destaque foi dado para a realização do 10° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação que acontecerá em agosto e do III EBRUC (Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos) e Fórum Nacional de Cultura da CNBB, eventos nacionais, que acontecerão no período de 10 a 12 de outubro, em Colatina.
O grupo participou de um momento de formação com o tema “A Espiritualidade do Educador Cristão”, assessorado pela professora Maria Goretti das Neves Vieira Machado, Diretora do Colégio Marista de Colatina.A coordenação da Pastoral da Educação agradece à Paróquia Santíssima Trindade pela acolhida e a todos os agentes pela presença no encontro.
ENCONTRO DIOCESANO
No ano do Jubileu de Prata da Diocese de Colatina, o 10° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação acontecerá no próximo dia 15 de agosto, num sábado, das 8h às 13h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e terá como tema “Educação e Cultura: Desafios Contemporâneos”.
A palestrante será a filósofa capixaba Viviane Mosé, que reside atualmente no Rio de Janeiro. Poetisa,filosofa e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane Mosé é mestre e doutoram em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado, com o título “Nietzsche e a grande política da Linguagem” em 2005 pela Editora Civilização Brasileira. Escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro Ser ou não ser, no Fantástico, trazendo temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Tem diversos livros de Poesia, Filosofia e Psicanálise publicados. Hoje é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento e comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CNB.
Em sua décima edição, o encontro conta também com o envolvimento dos catequistas das paróquias da diocese.