A educação – condição básica para o desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania – é urgência nacional.
Para os educadores cristãos fica o desafio de fazer da prática pedagógica, do compromisso educativo e da profissão, um espaço privilegiado da missão, proclamando o Reino Definitivo, através da educação e do processo educativo. Isto significa evangelizar enquanto pai/mãe, comunicador(a), animador(a) de comunidade, político(a), professor(a), diretor(a), orientador(a) educacional, agente de pastoral, etc. E implica, ainda, numa postura quanto às relações humanas, aos conteúdos, à metodologia, à avaliação, às estruturas. (Documento – Pastoral da Educação – Reflexão e Organização – CNBB, 2001)
Reconhecemos o mérito e incentivamos o testemunho dos que se dedicam ao ato de educar.
Para fortalecer as ações pastorais no mundo da educação em nossa Diocese de Colatina, a Coordenação Diocesana da Pastoral da Educação estará reunida no próximo dia 22 de novembro, sábado, das 8h às 12h, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Rua Giuseppe Testa, 77, Bairro Bela Vista, Aracruz (ES), para avaliação e planejamento 2015.
Convidamos todos os agentes da Pastoral da Educação de nossas paróquias e instituições de ensino para participar deste importante encontro!