Os agentes da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina se reuniram no último sábado (7/3), na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Colatina, para iniciar suas atividades pastorais deste ano. O momento contou com a presença de agentes vindos das várias áreas pastorais, além de representantes das secretarias municipais de educação, superintendências de educação e instituições de ensino superior da região.
Na ocasião, o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, apresentou o cronograma contendo as atividades pastorais previstas para 2016. Celebração de Envio dos Educadores e Estudantes, momentos formativos, Ato Ecumênico pela Casa Comum, atividades do Dia do Estudante, Missa do Dia do Professor e romaria ao Santuário Nossa Senhora da Saúde são algumas atividades programadas. Destaque especial foi dado para o 11º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, marcado para o dia 24 de setembro, em Ibiraçu.
O grupo participou ainda de um momento de formação com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, conduzido pelo professor George Francisco Corona, que é filósofo e mestre em Ciências das Religiões.
Eleita a nova coordenação
Ao final do encontro, os agentes elegeram a nova coordenação diocesana da Pastoral da Educação:
– Coordenador: professor Anderson Mendes Batista dos Anjos
– Vice-coordenadoras: professora Elizângela Gomes Ucelli, da Paróquia São Marcos (Ibiraçu) e irmã Urania Ferreira, do Colégio Passionista João XXIII (Colatina)
– Secretária: professora Carmem Lúcia de Paiva Schiffler, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Colatina)
Celso Antunes é o nome do próximo Encontro da Pastoral da Educação
O 11º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação acontecerá no dia 24 de setembro, às 8 horas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. O tema será “Professor: Um Ser em Constante Formação”. O palestrante convidado para abordar esse assunto é o educador Celso Antunes. Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), professor Celso Antunes também é mestre em Ciências Humanas e especialista em inteligência e cognição. É consultor do Canal Futura e sócio fundador do movimento “Todos pela Educação”, assim como membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela Unesco. O professor é ainda autor de 180 livros didáticos, sendo 100 deles sobre temas ligados à educação. Muitas dessas obras foram traduzidas e publicadas em outros países.