“A Espiritualidade do Educador Cristão” foi a motivação para que agentes da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina se reunissem para participar de um retiro espiritual, ocorrido nos dias 20 e 21 de maio, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu.
Diversas atividades foram propostas para que se pudesse abordar bem o tema: dinâmicas, momentos de oração, reflexões grupais, lucernário, momentos culturais e celebração eucarística.
A diretora do Colégio Passionista de Colatina, irmã Cláudia Reis, foi convidada para falar sobre a temática central do retiro: “A Espiritualidade do Educador Cristão”. O foco dado por irmã Cláudia foi a espiritualidade e a mística dos educadores na ação escolar. O bispo emérito da Diocese de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, também esteve presente para falar sobre “A educação no pensamento do Papa Francisco”.
Estudo
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o documento 110 da CNBB que fala sobre a “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais”, momento conduzido pelo coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos.
“O documento em questão traz a fundamentação teórica da ação pastoral no mundo da educação e, por meio de grupos de trabalho, os agentes fizeram uma análise dos textos, apresentando as suas contribuições”, observou Anderson.
No segundo dia de retiro, os agentes participaram de celebração eucarística no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que fica próximo ao local do retiro. “Todos os presentes avaliaram o retiro como uma experiência valiosa de encontro com o ‘eu’ do educador e de conhecimento das ações da Pastoral da Educação”, comemorou Anderson.
Este foi o primeiro retiro espiritual promovido pela Pastoral da Educação da Diocese de Colatina.