Os agentes da Pastoral da Educação se reuniram, no último dia 18 de março, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aracruz, para iniciar suas atividades pastorais do ano de 2017.
Participaram agentes vindos das várias áreas pastorais, além de representantes das secretarias municipais de educação, superintendências regionais de educação e instituições de ensino superior, que ficam no território da Diocese de Colatina.
O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, deu início ao encontro apresentando o cronograma de atividades previstas para este ano. Celebração de envio dos educadores e estudantes, momentos formativos, ato ecumênico da Campanha da Fraternidade, dia do estudante, missa do dia do professor e romaria ao Santuário Nossa Senhora da Saúde são algumas das ações.
Formação
Na ocasião, o grupo participou de um momento de formação com o tema “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais”, assessorado pelo professor Anderson, que observou como a Pastoral da Educação pode ajudar a trilhar um caminho contínuo de construção. “Nossos agentes precisam ser presença viva nos diversos espaços, dando visibilidade à missão educativa, por meio do diálogo com a diversidade”, disse.
Retiro
Uma novidade, que vai acontecer nos dias 20 e 21 de maio, em Ibiraçu, é o 1º Retiro Diocesano para Agentes da Pastoral da Educação, com o tema “A Espiritualidade do Educador Cristão”. As inscrições serão abertas em breve.
Encontro diocesano já tem data marcada
O 12° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação acontecerá no dia 23 de setembro, das 8 às 13 horas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e terá como tema “Formação Contínua do Educador: Caminhos para a Educação Plena”.
O palestrante será o educador brasileiro Celso dos Santos Vasconcellos, que é doutor em Educação, mestre em História e Filosofia da Educação, pedagogo, filósofo, pesquisador e professor de graduação e pós-graduação. É ainda autor de vários livros como “Construção do Conhecimento em Sala de Aula”, “(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola”, “Para Onde Vai o Professor – resgate do professor como sujeito de transformação”, entre muitos outros.
Em sua 12ª edição, o encontro conta ainda com o envolvimento e participação dos catequistas.