Neste último domingo (25/7), o padre Selesio Petri, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Linhares, dirigiu-se à comunidade para falar sobre a reforma que vem sendo realizada na “igrejinha velha”, no centro da cidade. A seguir, confira a íntegra da mensagem.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
ESCLARECIMENTOS AOS FIÉIS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – LINHARES
24 DE JULHO DE 2016
Caríssimos,
Como todos sabem e já anunciamos por diversas vezes, iniciamos a reforma na nossa Igrejinha visto que foi constatada a necessidade de manutenção: telhado, piso, mezanino, climatização, iluminação, pintura. O patrimônio e a história desse templo nos pertence – Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em 07 de dezembro de 2015, foi encaminhado ofício à Secretaria do Estado do Espírito Santo, pedindo uma análise para orientar as obras de manutenção do templo. Em 04 de janeiro de 2016, foi apresentado o relatório técnico preparado pela equipe de arquitetos do Patrimônio Histórico do Espírito Santo. Esse relatório serviu de orientação para o Plano do Projeto da reforma do templo.
Com a contratação da empresa responsável para a execução do projeto, fez-se necessário suspender as atividades (celebrações, encontros, visitas ao Santíssimo Sacramento) realizadas na Igrejinha. Como o templo é a “casa de oração” dos católicos foi feita a interação para a comunidade dos trabalhos que serão realizados visando à melhoria no acolhimento dos fiéis no referido templo.
Lamentavelmente uma ONG composta por um grupo de pessoas que se intitula responsável pelo patrimônio histórico vem se opondo à reforma, trazendo inúmeras inverdades e divulgando informações inverídicas na mídia e redes sociais.
Como se não bastassem os equívocos, alguns de seus integrantes vêm agredindo a honra e a moral desta comunidade, da comissão de obra e de seu Pároco, chegando até a propor em grupos de whatsapp que seja proibida a realização de cultos na igrejinha.
A reforma que está sendo realizada segue rigorosamente as orientações dos arquitetos no Relatório Técnico expedido pela Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura.
No relatório técnico, a Secretaria de Cultura orienta que os ladrilhos danificados sejam substituídos por outros fabricados com o mesmo padrão, assim narrado: “Para o caso de haverem ladrilhos danificados, sugere-se a fabricação de ladrilhos para a substituição dos danificados, no mesmo padrão dos ladrilhos existentes. Além disso, sugere-se, para melhor aparência do piso, um polimento especializado para ladrilhos hidráulicos. Advertimos que existe produção estadual de ladrilhos hidráulicos em Cachoeiro, favorecendo, assim, a fabricação e o polimento de ladrilhos na igreja”.
Portanto, a substituição dos ladrilhos e das telhas está sendo efetuada por outros no mesmo padrão, bem como todas as obras seguem rigorosamente as orientações da Secretaria Estadual de Cultura.
Esta comunidade católica sempre zelou pelo patrimônio histórico de sua propriedade, pois, além de cuidar, faz também a história.
Quanto aos ataques e calúnias, já estão sendo adotadas as medidas judiciais cabíveis para a reparação dos danos morais causados e retratação das ofensas.
Contamos com a compreensão e a solidariedade de todos os fiéis, pois o nosso trabalho visa sempre ao bem estar desta porção do povo de Deus que é a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Atenciosamente
Pe. Selesio Petri – Pároco – pela comissão