A paróquia de São Domingos do Norte abriu, na manhã do último domingo (4/2), as comemorações pelos seus 70 anos de evangelização. Uma santa missa em honra dos mártires do Estado do Espírito Santo foi celebrada, gesto em sintonia com o Ano Nacional do Laicato.
Foram recordados, na ocasião, os leigos mártires do Estado, dentre eles o “mártir da terra”, Francisco Domingos Ramos, cujo martírio completa 30 anos nesta segunda-feira (5/2). “Partiu um homem, nasceu um mártir”, comentou Ronaldo Ramos, filho do mártir Francisco e que esteve presente na celebração.
A missa aconteceu na Comunidade Santa Cruz, localidade de Rancho Fundo, e foi presidida pelo coordenador da Área Pastoral do Café, padre David Campos Maciel Neto, e concelebrada pelos padres Beto, Irineu e Malvino.
A missa também contou com a presença do secretário executivo da Comissão Especial para o Ano do Laicato na CNBB, Daniel Seidel, que é de Colatina. Compareceram ainda fiéis da paróquia, familiares de Francisco Domingos Ramos, lideranças sindicais e autoridades civis.
Martírio de Francisco Domingos Ramos
Francisco Domingos Ramos foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pancas. Ele tinha 33 anos, era casado, pai de dois filhos, quando foi assassinado no dia 5 de fevereiro de 1988. Em função de suas atividades sindicais, que envolvia a luta pela terra, Francisco já havia sofrido várias ameaças de morte.
(informações de www.irmandadedosmartires.blogspot.com.br)