Estamos vivendo o tempo sagrado da Quaresma, de preparação para a Páscoa, a maior festa cristã. Esse tempo litúrgico, que se constitui numa grande graça de Deus, convida-nos à conversão, à mudança de mentalidade e de atitudes, a fim de que possamos celebrar dignamente os mistérios da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos. Na agitação do cotidiano, somos convidados ao silêncio, para ouvir a voz de Deus. Diante da violência, da agressividade, somos chamados à misericórdia e ao perdão; em meio aos apelos do poder, do prazer, das riquezas, somos convidados à humildade, à sobriedade, ao desapego; vivendo numa sociedade individualista, somos chamados à partilha, à fraternidade.
E, para viver em comunidade este tempo de reflexão e contemplação sobre o mistério de Cristo, cerca de cento e vinte lideranças das comunidades da Paróquia da Catedral participaram de um retiro espiritual neste domingo, dia 15 de março de 2015, das 7h às 13h, no Auditório do Edifício João Paulo II, com o tema “A Espiritualidade da Quaresma e com o lema “Volta para Deus”.
O retiro, que teve início com a Celebração Eucarística, às 7h, na Catedral Diocesana, foi assessorado por Sinval Ribeiro de Souza. O assessor conduziu o retiro quaresmal, por meio da leitura orante da Parábola do Filho Pródigo.Todos os participantes fizeram um plano de ação quaresmal para os próximos dias, até a Semana Santa, a partir das propostas de Jesus: Jejum, Oração e Caridade.
A coordenação do retiro agradece a presença de todos neste importante momento de espiritualidade!