Cerca de 2000 agentes de pastoral, provenientes de 60 países, estiveram reunidos de quinta-feira, (18) a sábado (20) no Vaticano, para participar do encontro internacional ‘O projeto pastoral da Evangelii gaudium’ organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Nesta sexta-feira (19), os participantes presenciaram um momento culminante do encontro, que foi a participação do Papa Francisco.
Durante os três dias, mais de 30 bispos, junto a sacerdotes, catequistas, religiosos, agentes pastorais, membros de associações e movimentos, se aprofundaram nos conteúdos da Exortação Apostólica que o Papa Francisco indicou como documento programático do seu pontificado.
A adesão de tantas pessoas, que na Igreja exercitam múltiplos ministérios, frequentemente no silêncio, é sinal da disponibilidade das comunidades cristãs a viverem a “conversão pastoral” como chave missionária, e a continuar no compromisso de tantos anos assumido pela nova evangelização.
Para Papa Francisco, em seu discurso, aos participantes do encontro, “Nós não temos a “varinha mágica” para todos, mas temos a confiança no Senhor, que nos acompanha e nunca nos abandona. Na dificuldade que as decepções que não são incomuns em nosso trabalho pastoral, nunca precisamos estar menos confiantes no Senhor e na oração que a sustenta”.