Lançado no ano passado, juntamente com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Programa Missionário Nacional despontou como uma novidade para toda a Igreja no Brasil. Embasado no método VER, JULGAR e AGIR, o programa estabelece quatro prioridades: formação, animação missionária, missão Ad Gentes e compromisso social.
Com duração de quatro anos, o Programa Missionário Nacional quer gerar comunhão missionária entre as Igrejas Católicas no Brasil, além de iniciar um processo missionário formativo que fortaleça a consciência e a ação missionárias. “O Programa Missionário Nacional, iluminado pelo Espírito Santo e construído pelas forças missionárias, é sinal de esperança para toda a Igreja no Brasil” (PMN, p. 51, 2019).
Dentro das prioridades do Programa Missionário Nacional está a formação dos sujeitos das comunidades eclesiais missionárias e a criação e fortalecimento dos Conselhos Missionários em todos os níveis. Neste sentido, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de nossa Diocese de Colatina realizará o 1º Seminário Missionário Diocesano, no 14 de março, em Ibiraçu, com o intuito de formar agentes para a criação dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) e a implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM).
Para o 1º Seminário Missionário Diocesano, que terá como tema “A vida é missão” e lema “Eis me aqui, envia-me” (Is 6, 8), contaremos com a assessoria do Comidi da Diocese de São Mateus. “A missão é uma paixão por Jesus e simultaneamente uma paixão pelo seu povo” (EG, n. 268).
Que Nossa Senhora da Saúde nos guie nos caminhos da missão de seu filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.
Padre Irineu Claudino Sales
Conselho Missionário Diocesano (Comidi)
Diocese de Colatina
Referências
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2023. Brasília: Edições CNBB, 2019. (Documentos da CNBB, 109)
Programa Missionário Nacional 2019-2023. Brasília: Edições CNBB, 2019.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2013.