A nova igreja matriz São Paulo Apóstolo, da Paróquia Bom Pastor, em Linhares, começa a ganhar forma. A primeira fase da obra foi concluída com êxito e incluiu os serviços de fundação e estrutura em concreto, alvenarias, reboco externo, calhas, rampas e escadas de acesso.
A construção, que fica no bairro Interlagos, começou há um ano e segue conforme planejada. “Com a graça de Deus e o amor pelo nosso padroeiro São Paulo Apóstolo, vamos até o fim. Nossa casa está crescendo, está saindo do papel”, comemorou o pároco, padre Selesio Petri.
A segunda fase de obras já teve início e prevê outra sequência de serviços importantes, como a colocação das janelas e do contrapiso do templo e das áreas anexas, e a execução dos sistemas hidráulico e elétrico. O projeto inclui ainda dois confessionários, que já estão sendo feitos, e uma fachada com um arco e uma torre que chega a 18 metros de altura.
Essa etapa de obras deve ser incluída até setembro. Padre Selesio está otimista com o andamento do serviço e atribui à comunidade esse sucesso. “Estamos adiantados e com as contas em dia. Isso graças ao empenho da comunidade que está motivada e feliz”, afirma. O pároco informou ainda que parte dos recursos utilizados vem do dízimo dos fiéis e outra parte das campanhas realizadas.
Primeira missa no novo templo
No dia 6 de maio, a comunidade irá celebrar a primeira missa no templo em construção. Será às 7 horas da manhã e todos poderão ver de perto o que foi feito até o momento. “É importante que a comunidade vivencie as etapas da construção. Na ocasião, a equipe de obras fará a prestação de contas garantindo transparência no processo”, adiantou padre Selesio.
Projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico da nova igreja matriz vai criar um ambiente agradável a todos, pela iluminação sem excessos e acústica perfeita. “A disposição da nave respeita o terreno, mas o mais importante é que permitirá que todos participem ativamente da liturgia”, observa padre Selesio. Ele também adiantou que a decoração será simples, verdadeira e modesta. “Nosso intuito será, sobretudo, ressalvar o valor primordial do presbitério”. O lote, onde está sendo construído o templo, possui cerca de 2 mil metros quadrados e a área da igreja ocupará pouco mais da metade desse espaço, tendo capacidade para acolher 630 pessoas sentadas.