Na última Quinta-feira Santa (24/3), foi celebrada a Missa do Santo Crisma, na Catedral de Colatina. Também chamada Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e concelebrada pelos padres da Diocese, contando ainda com a presença de seminaristas e leigos de todas as paróquias.
Bênção dos Óleos
Durante a missa, dom Wladimir abençoou os Óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, que serão utilizados pela Igreja ao longo de todo o ano. O Óleo dos Catecúmenos é usado no Batismo; o Óleo dos Enfermos é utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos; já o Óleo do Crisma é usado no sacramento da Confirmação.
Ano da Misericórdia
Eu sua homilia, dom Wladimir falou sobre a importância do Sacramento da Reconciliação, que vem sendo reforçado neste Ano Santo da Misericórdia. “Entrar pela Porta Santa significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que busca, que vem ao nosso encontro”, disse.
Renovação das promessas sacerdotais
Na ocasião, o clero diocesano presente renovou suas promessas sacerdotais e de obediência ao bispo. “Renovam-se hoje, com o coração agradecido a Deus, as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo e constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”, explicou dom Wladimir durante a homilia.
Além dos padres diocesanos, também estiveram presentes mais de 40 religiosos e religiosas de diversas congregações que atuam na Diocese. “É um momento em que os corações se voltam em unidade na diversidade. Faço essa experiência em presença da comunidade eclesial, dos sacerdotes, diáconos, bispos, consagrados e consagradas, vivenciando a gratuidade de Deus para com todos”, destacou a irmã Jussara Andrade Pereira, religiosa que participou da missa.
Na foto: Pe. Joseumar Miranda da Silva (coordenador de Pastoral), Pe. Devaldo Lorençutti (pároco da Catedral), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (bispo diocesano), dom Décio Sossai Zandonade (bispo emérito); Pe. Jésus Bento Fioresi (reitor do Seminário Maior); e Pe. Antônio Wilson Almança (vigário geral)
Momento da entrega dos óleos para as paróquias:
Fotos: Vinícius Gardiman