Com o tema “Família: berço da vida, protagonista da fé” e do lema “Chegou perto, viu e moveu-se de compaixão” (Lc 10,33), a Diocese de Colatina sediará pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de julho, o XVI Congresso da Região Leste de Casais com Cristo – ECC. O evento reunirá cerca de 1.000 mil congressistas, sendo 280 casais e 100 religiosos, entre eles, arcebispos, bispos, padres e diretores espirituais das 51 arquidioceses e dioceses. O evento será Faculdade Castelo Branco.
A mobilização terá início nesta quinta-feira (17), às 19 horas, quando haverá a “Missa de Entrega” na Catedral de Colatina, presidida pelo Diretor Espiritual do ECC da Diocese de Colatina, padre Devaldo Lorençutti. Também estará presente Dom Leonardo de Miranda Pereira, Bispo de Emérito de Paracatú (MG), Dom Benedito G. dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, o Administrador Apostólico da Diocese de Colatina, Dom Wladimir Lopes Dias, e o Bispo Emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade.
ORAÇÃO DO XVI CONGRESSO
DO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA REGIÃO LESTE
Senhor Deus e Pai,quisestes que vosso Filho Jesus vivesse trinta anos no seio da família de Nazarécrescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,52)admirando, na humildade de sua mãe Maria e no silêncio contemplativo de José, a solidez da fé transmitida de geração em geraçãoassimilando no dia a dia do ambiente familiar as manifestações bonitas de Vossa bondadena semente que morre para dar muitos frutos, (Jo 12,24)nos passarinhos alimentados sem a preocupação de juntar reservas em celeiros, (Mt 7,26)na beleza das flores que se revestem de encantos, (Mt 7,29)na alegria pelo encontro de uma ovelha ou moeda perdida, (Lc 15, 4;8)na partilha da vida em festas comunitárias (Lc 14, 13)e, sobretudo, na atenção amorosa para com os pobres e sofredores. (Lc 10, 33)Pela ação renovadora de vosso Espírito, vos pedimos Senhor: ajudai nossas famílias, tentadas por uma cultura do ter, prazer e poder, a se tornarem, a exemplo da família de Nazaré, verdadeiras igrejas domésticas, protagonistas da fé, onde a vida seja cultivada e defendida e o jeito samaritano de Jesus oriente seu agir na Igreja e na sociedade.
Colocamos este Congresso, Senhor, sob os cuidados maternos de Maria, que honramos como Nossa Senhora da Saúde e de seu esposo José. Por Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Dom Décio Sossai Zandonade
Bispo emérito da Diocese de Colatina (ES)