Aconteceu no sábado, dia 07 de fevereiro de 2015, às 19h, na Catedral Diocesana de Colatina, a Missa de Abertura do Ano Letivo 2015, celebrada pelo Padre Malvino Xavier da Silva, Vigário Paroquial da Catedral e Coordenador da Área Pastoral de Colatina.
A celebração contou com a participação de professores, gestores educacionais, pais e educandos das diversas escolas municipais, estaduais e católicas da cidade de Colatina.
Para o Padre Malvino, “a educação verdadeira deve levar à partilha da vida e dos conhecimentos. Assim a educação será portadora da bênção que transforma a vida. De fato, educar é cativar. Ser educador é entrar na intimidade das pessoas e mostrar-se verdadeiro amigo na caminhada da vida. Nesse contexto, a parceria escola e família é fundamental”.
A celebração da vida organizada pela Pastoral da Educação foi um momento forte de espiritualidade e ânimo para a missão no mundo escolar. Educadores e educandos, na condição de seres humanos, necessitam encontrar, na escola, o significado de suas vidas e de suas atividades, e necessitam descobrir suas missões e seus propósitos de vida.
O Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, destacou que a Missa de Abertura do Ano letivo 2015 foi um momento importante para o trabalho pastoral no mundo da educação. “No contexto atual, fé e ciência precisam caminhar sempre juntas, pois, ao invés de se oporem se complementam. É importante pedir ao Deus Educador bênçãos para o novo ano letivo que se inicia”, acrescentou o coordenador.
ORAÇÃO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO
Pai de todos nós, fonte de vida e sabedoria, pelo Divino Espírito Santo; acendei em nós o fogo do vosso amor, para que possamos crescer em ciência e sabedoria. Livrai-nos da influência de uma cultura superficial, violenta, sem ética, sem sentido. Ajudai-nos a organizar, nesta Pastoral da Educação, um grande mutirão a serviço da vida e da esperança, conscientes de que a educação é urgência nacional e que sem ela a sociedade não pode mudar. Pedimos a Deus um mundo sem ódio, sem exclusões, sem drogas, um mundo pleno de vida, amor, solidariedade e paz. Dai-nos a graça de sermos protagonistas da civilização do amor neste milênio, plenos de solidariedade e sadia convivência. Olhai por nós, Cristo-Educador, para que possamos, no mundo escolar, sermos porta-vozes de seu Evangelho! AMÉM.