Neste mês vocacional, refletimos sobre todos os tipos de vocação na Igreja. Na última semana, as orações se voltaram para a vocação religiosa consagrada. Deixemos falar quem, de fato, vive essa bonita vocação. É hora de nos aprofundar! O texto, a seguir, é de autoria das irmãs Luzia e Anastácia, que fazem parte da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Colatina.
VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA: TESTEMUNHO, PROFECIA e ESPERANÇA
Na Igreja, há espaço para diversas vocações, pois o Espírito Santo é rico em sua ação criadora. A Vida Consagrada encontra, na comunidade cristã, sua vocação como lugar do testemunho do Reino de Deus que está para vir.
Pela profissão religiosa dos votos de castidade, pobreza e obediência, as religiosas e os religiosos consagrados colocam o centro de suas vidas não nas coisas que passam, mas nas que não passam: são testemunhas da vida e presença de Deus no coração da história.
Por sua vida, é também profecia a Palavra que Deus dirige aos homens e mulheres de cada tempo chamando-os à conversão, à vida. E, neste tempo, especialmente a profecia da Vida Consagrada se torna palavra de esperança, pois relembra sempre à Igreja que a última palavra não é a morte, mas a vida, não é o fim, mas o encontro amoroso com Deus.
Jovem, você que busca um sentido para sua vida, que está aberto ou aberta a um chamado a ir mais longe, deixe-se encontrar por Cristo que conta contigo. Não tenha medo de seguir seus passos e de se consagrar a Ele, deixando sua vida ser testemunha do seu amor, profecia de vida, esperança num mundo que já não espera.
Em nossa Igreja, há inúmeras Famílias Religiosas com carismas diversos. Todos nascidos do Espírito Santo e confirmados pela comunidade de fé. Você não deseja conhecê-los? O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional são espaços que podem lhe ajudar em seu discernimento.
Irmã Luzia e Irmã Anastácia
Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional
Serviço de Animação Vocacional