No dia 30 de abril de 2015, das 9h às 10h30min, na Cúria Diocesana de Colatina, aconteceu o lançamento oficial do III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) e do III Fórum Brasileiro de Cultura.Estiveram presentes vários representantes e autoridades da Diocese de Colatina.
O Bispo de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, empossado oficialmente na diocese no sábado, dia 02 de maio de 2015, iniciou o encontro agradecendo a presença do Bispo Emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, quem iniciou os diálogos com a CNBB para sediar este evento. Dom Wladimir agradeceu os esforços do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, do Coordenador da Área Pastoral de Colatina, Padre Malvino Xavier da Silva e do professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, Coordenador Diocesano das Pastorais da Educação e Universitária que formam parte da equipe organizadora do evento:
“Como Bispo Diocesano de Colatina, sinto-me honrado em participar deste momento tão importante e histórico para a nossa querida Diocese de Colatina!
Chego para caminhar com vocês! Nossa igreja particular é muito viva! É bonito o trabalho pastoral realizado no campo da educação!”.
A CNBB, que promove estes eventos, esteve representada pela assessora do Setor Universidades da CNBB, Irmã Maria Eugenia LLoris Aguado, e pelo Professor Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro, professor do Núcleo de Pesquisa e estudo da Pastoral da Cultura da PUC- Minas (NEPAC- PUC-MINAS). Na oportunidade, foi lida uma carta escrita pelo novo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom João Justino de Medeiros, que salientou a importância destes dois eventos nacionais para a Igreja do Brasil:
“Agradecimentos a todas as instituições que se fizeram parceiras e decidiram apoiar a iniciativa de promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre as diferentes expressões e iniciativas no campo da cultura e da educação. Agradecimentos às famílias que vão abrir suas casas para hospedagem e aos casais que se ocuparão de prover a alimentação dos participantes. Agradecimentos aos organizadores que têm trabalhado com esmero em prol do êxito dos III EBRUC e do III Fórum Nacional de Cultura.
Esperanças de que estes eventos sejam oportunos para a partilha de experiências, de saberes e de valores que permeiam a cultura brasileira, rica e plural nas suas expressões. Esperanças de que a participação de cada um/a sirva para animar os passos das Pastorais Universitárias desse imenso país. Esperanças de que os eventos proporcionem a vivência da fraternidade que fortalece os vínculos entre os que buscam uma cultura de justiça e de paz. Esperanças de que o Evangelho de Jesus Cristo seja reconhecido como fonte de vida abundante para todos/as.
“Tecendo a vida com arte” será o lema daqueles dias. Venha, então, tecer conosco esta grande rede com os fios do seu saber, da sua experiência e dos seus sonhos. Venha saborear com pessoas de outras regiões do Brasil a múltipla beleza das respostas humanas ao desafio da vida. Venha para dialogar na busca de novos caminhos na construção de um Brasil mais justo e fraterno”.
Os assessores aproveitaram a ocasião para explicar a temática e as atividades que serão desenvolvidas, informações estas que estão disponibilizadas no site oficial da CNBB.
Os dois eventos com o lema “Tecendo a Vida com Arte” têm como objetivo estabelecer diálogo com a sociedade e com os atores sociais do mundo do ensino superior e da cultura, novos areópagos da ação evangelizadora da igreja. O EBRUC abordará o tema “Universidade e Sociedade” e o Fórum Brasileiro de Cultura, o tema “Patrimônio Cultural, Educação e Evangelização”.
Dando início oficialmente ao diálogo para a realização do EBRUC e do Fórum Brasileiro de Cultura na Diocese de Colatina, no período de 10 a 12 de outubro de 2015, e aproveitando a ocasião para estabelecer parcerias, o evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Colatina, Senhor Leonardo Deptulski, da Secretária Municipal de Educação de Colatina, Senhora Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira, da Superintendente Regional de Educação de Colatina, Senhora Maricélis Caetano Engelhardt, além da presença de outros secretários municipais de diversos municípios da diocese, representantes do Governo do Estado de Espírito Santo, diretores das instituições de ensino superior e escolas de educação básica e padres responsáveis pelas pastorais e movimentos ligados à juventude.
Os eventos serão realizados na Faculdade Castelo Branco e o professor Luciano Carlos Merlo, diretor desta instituição, abriu as portas oferecendo não só o espaço físico mais as equipes de trabalho e funcionários e expressou: “ Mais que oferecer a estrutura da nossa instituição, cedemos o que nós apostamos: a espiritualidade dentro da instituição. Este evento é um presente para a nossa diocese e muito mais para a Castelo Branco”.
A ANEC parceira do evento, também se fez presente com os seus representantes regionais.
O lançamento destes dois eventos teve como objetivo conhecer melhor as propostas, estabelecer diálogo com as entidades parceiras e envolver sociedade colatinense e diocesana.
O III EBRUC e o III Fórum Brasileiro de cultura já iniciaram! Começou a mobilização! Clique aqui e faça sua inscrição.