No último domingo (18/12), foi inaugurada a capela da Fazenda da Esperança Santa Luzia, que fica em Colatina. O bispo emérito da Diocese de Colatina e presidente da Fazenda, dom Décio Sossai Zandonade, presidiu uma missa para marcar o momento.
Na Capela Santa Luzia, serão celebradas as atividades religiosas e litúrgicas. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Patrícia Zaché. “Consideramos a inauguração da Capela um marco importante, pois consolidamos, assim, a espiritualidade e a fé, duas forças essenciais no processo de recuperação”, disse dom Décio.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que tem o objetivo de apoiar a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas. São mais de 110 unidades em quase todos os estados brasileiros e em 17 países. No Espírito Santo, existem três: em Alegre, Serra e Colatina.
Como funciona
O programa de recuperação é gratuito e se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade da pessoa, incluindo aprendizagem de novos trabalhos, convivência comunitária e descoberta de valores espirituais.
A Fazenda da Esperança de Colatina começou a funcionar em agosto de 2015. O tratamento dura um ano e uma pessoa já concluiu esse período. Atualmente, oito pessoas, chamadas de acolhidos, vivem na Fazenda. Lá, os acolhidos trabalham no plantio de hortaliças, além de outras culturas e produtos.
Como participar
Qualquer pessoa com dependência química, seja de medicamentos, drogas ilícitas ou álcool, pode ter acesso ao serviço oferecido pela Fazenda. Mas, é preciso que a pessoa queira entrar e participar. Os interessados devem procurar a secretaria da Fazenda da Esperança pelo telefone (27) 2102-5016, pelo e-mail [email protected] ou indo até a secretaria que fica na Rua Frei José, Edifício João Paulo II – centro de Colatina.