Diocese De Colatina
  • A Diocese
    • História
    • Estrutura
    • Paróquias
    • Clero
    • Santuário
    • Mosteiro Santíssima Trindade
    • Congregações Religiosas
  • Nossa Fé
    • Pedido de Oração
    • Encontro com o Pastor
    • Reflexões
    • Liturgia Diária
    • Santo do dia
  • NOSSA AÇÃO PASTORAL
    • FOLHETO LITÚRGICO
    • Pastorais e Movimentos
    • Cáritas
    • Cordis
    • Fazenda da Esperança
    • Coordenação da Ação Evangelizadora
    • Círculo Bíblico
  • Menu
  • Formação
    • Casas de Formação
    • Escolas
    • Centros de Convenção
    • Espaço Vocacional
    • Espaço Catequético
  • Fale com a Diocese
  • Faça sua doação

Diocese De Colatina

  • A Diocese
    • História
    • Estrutura
    • Paróquias
    • Clero
    • Santuário
    • Mosteiro Santíssima Trindade
    • Congregações Religiosas
  • Nossa Fé
    • Pedido de Oração
    • Encontro com o Pastor
    • Reflexões
    • Liturgia Diária
    • Santo do dia
  • NOSSA AÇÃO PASTORAL
    • FOLHETO LITÚRGICO
    • Pastorais e Movimentos
    • Cáritas
    • Cordis
    • Fazenda da Esperança
    • Coordenação da Ação Evangelizadora
    • Círculo Bíblico
  • Menu
  • Formação
    • Casas de Formação
    • Escolas
    • Centros de Convenção
    • Espaço Vocacional
    • Espaço Catequético
  • Fale com a Diocese
  • Faça sua doação

Francisco e os jovens: espontaneidade e muitas risadas

por 17 de outubro de 2018
Francisco e os jovens: espontaneidade e muitas risadas

O Papa Francisco conversou quinta-feira, 5, em videoconferência pela Internet com alguns jovens estudantes com deficiências e de diferentes continentes.

O objetivo da iniciativa, Scholas Ocurrentes, é promover a cultura do encontro e a ‘mudança pela educação’, aponta o diretor global das Scholas, José María del Corral, argentino que trabalha com o Francisco desde o tempo em que Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires.

Na conversa com adolescentes, o Papa Francisco disse que os jovens precisam sempre se comunicar e não guardar para dentro de si seus problemas: “Quando não nos comunicamos, ficamos sozinhos. Mas quando vocês dão o melhor que têm dentro de vocês, é muito importante”.

Um dos adolescentes era o brasileiro Pedro, que tem uma má formação no braço direito. Ele falou ao Papa que, assim como Francisco, é fã de futebol. “Gosto de jogar no gol. É a posição que mais me diverte”, disse Pedro. “E o que você sente quando toma um gol?”, perguntou o Papa. “Me sinto feliz por estar com meus amigos praticando um esporte.”

O Pontífice então disse ao brasileiro que ele está “dando uma lição”. “Não importa ganhar, mas jogar e estar com os amigos”, destacou o Papa.

Tesouro de cada um

Também participaram crianças da Argentina, Espanha, Estados Unidos e Índia. Francisco disse: “Todos vocês têm um cofre, uma caixa, e dentro tem um tesouro. E o trabalho de vocês é abrir a caixa, tirar o tesouro, fazê-lo crescer e dá-lo, e recebe-lo dos demais”. E acrescentou que cada um de nós tem um tesouro dentro, e se o guardamos trancado ele fica ali; pelo contrário, se o compartilhamos, ele se multiplica com os tesouros que vem dos demais”. E concluiu: “Vocês nos ajudam a compreender que a vida é um lindo tesouro”.

Entre os pequenos estava Isabel Vera, de 13 anos, com problemas visuais, que contou ao Papa: “Uso a tecnologia com uma linha Braile”, e acrescentou que era atleta.

Quem eram

Alicia, de 16 anos, com uma câmera de vídeo, apesar do seu problema de vista, perguntou ao Papa se ele gostava de tirar fotos e baixá-las no computador. Francisco respondeu: “Sou muito ruim com a máquina, não sei mexer no computador, que vergonha, não é?”.

Elvira, 12, com síndrome de Down, usa o seu tablet para atividades simples, mas disse que “se diverte muito”.

Isaías, do estado de Nebraska (EUA), perguntou sobre como superar o mal humor, e o Santo Padre disse: “É preciso superar o mal humor, e se não, ficar tranquilo até que passe. Não precisamos nos assustar com as dificuldades…”.

Outro estudante com quem o Papa interagiu foi Manoj da Índia, com dificuldade de fala e audição, portanto, ajudado por uma professora. O menino disse muitas coisas, até mesmo que ele gostava de Bruce Lee. E perguntou: Scholas pode nos ajudar? Ao que o Pontífice disse que sim, melhorando a comunicação entre eles.

Francisco também conversou com o menino espanhol Bauti, 14 anos, autista, que lhe disse que nasceu em Buenos Aires e estuda em Madri.

Na comunicação também entrou Moçambique, onde há uma nova instituição Scholas com o Padre Juan Gabriel, que esteve no último congresso da Scholas. Conversou ali com um aluno de uma secundária, que lhe disse: “Antes tínhamos somente um computador para 45, e agora temos mais. As máquinas vão nos ajudar muito a estudar”. O diretor do colégio também agradeceu: “Com estes computadores estamos em uma nova era”.

Compartilhe

VOCÊ PODE GOSTAR

CNBB EMITE NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS YANOMAMI

LANÇADA REVISTA DA VISITA AD LIMINA APOSTOLORUM

CNBB DIVULGA NOTA EM QUE REPROVA INICIATIVA DO...

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A...

FRANCISCO CONVIDA EDUCADORES A SEREM “CRIADORES DE COMUNIDADE”

CNBB CONDENA ATAQUES CRIMINOSOS AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE...

Morre Bento XVI, “humilde trabalhador na vinha do...

“Com Maria, chamados a servir” é o tema...

Falecimento do Monsenhor Jonas Abib

Brasil ganha nova beata: a mineira Isabel Cristina


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

Copyright Diocese de Colatina ©. Feito com por