Na noite desta quarta-feira (29/6), Linhares sediou mais uma edição do fórum O Bem Comum, que trata da questão do saneamento básico. O evento foi realizado pela Rede Gazeta em parceria com a Diocese de Colatina, uma vez que o tema está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2016.
O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, abriu o fórum fazendo uma ligação entre a importância do saneamento básico e o papel do cristão no cuidado com a “casa comum”. Em sua fala, o bispo ressaltou o envolvimento da Igreja em questões sociais, como o saneamento, pois “a Igreja somos nós em nosso dia a dia, com nossos compromissos diversos, e não apenas dentro do templo”.
Dom Wladimir falou também da dimensão que a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, alcançou no mundo. “A publicação desse documento completa um ano e foi muito bem aceita não apenas pela comunidade religiosa, já que é uma proposta sólida sobre o crescimento sustentável”, enfatizou.
A análise técnica sobre o tema do fórum coube ao engenheiro e sanitarista Celso Caus que destacou que é dever e responsabilidade de toda a sociedade cuidar bem de seus recursos naturais. Segundo ele, o Espírito Santo vive a pior crise hídrica de sua história, resultado de um modelo de desenvolvimento que destrói a biodiversidade. Para Caus, é preciso começar do zero, reflorestando e recuperando nascentes.
Outra questão que preocupa o sanitarista é o desperdício de água e o despejo de esgoto nos rios. “Água em abundância virou história para a gente contar. É preciso economizar a água seja nas nossas atividades cotidianas, seja na agricultura e na indústria”, ressaltou.