De 5 a 7 de junho, a Paróquia São Sebastião promoveu a 8ª edição da Festa do Cafeicultor, que já se tornou tradição em Governador Lindenberg. É um evento que integra todas as comunidades e valoriza a agricultura local.
A festa teve início com um encontro de produtores rurais para discutir o tema “Recurso Hídrico X Produção”, assunto motivado pela seca prolongada da região e consequente falta de água. Esse seminário contou com a assessoria do professor João Pinotti, do Instituto Federal do Espírito Santo. O professor apresentou aos 80 participantes alternativas para que o agricultor possa produzir suas culturas de forma consciente, respeito os limites da natureza.
O segundo dia de festa foi marcado pelo concurso do Rei e da Rainha Mirim do Café. O último dia não foi menos emocionante: um desfile de carros de boi resgatou um pouco da história da colonização da região, a vida de seus primeiros moradores e os 60 anos da Paróquia São Sebastião. Em seguida, o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidiu celebração eucarística ao lado do pároco, padre David Campos Maciel Neto.
Degustação de produtos à base de café
Estima-se que mais de 3,5 mil pessoas tenham circulado nos três dias de Festa do Cafeicultor. E, como o nome sugere, o café foi homenageado! Durante todo o evento, os participantes puderam apreciar os mais diversos produtos, de doces a salgados, feitos à base de café, além da tradicional bebida. O lucro arrecadado com a festa será usado para a construção de uma casa que irá abrigar as irmãs claretianas, ou Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, que atuam na paróquia.