Uma grande corrente de fé e espiritualidade se formou em torno do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Mais de 15 mil pessoas passaram pelo local, que é o maior centro de devoção mariana do norte do Espírito Santo, de 12 a 21 de novembro, período em que se comemorou a festa da padroeira da Diocese de Colatina.
A novena foi marcada por missas, romarias, confissões, peregrinações, pedidos a serem feitos e muitas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Saúde, aquela que olha com carinho para o bem-estar físico e emocional de seus filhos.
“Foi uma festa muito boa. A cada ano, me surpreendo mais com a dedicação dos voluntários e a participação dos fiéis. As pessoas que chegam até o Santuário ficam admiradas, pois é, de fato, um lugar de bênçãos, é um centro de espiritualidade”, destaca o reitor do Santuário e bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade.
Imagem de São José
A última missa da novena, ocorrida em 20 de novembro, foi presidida pelo primeiro bispo de Colatina e atual arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha. A celebração teve início com a entronização da imagem de São José, esculpida na Itália e abençoada pelo Papa Francisco. Segundo dom Décio, foi dele a ideia de estabelecer uma imagem de São José no Santuário. “A minha certeza é de que São José não deixará que falte nada ao Santuário para a honra de Jesus e de Maria. Ele tem força diante de sua família, pois é muito dedicado a ela”, detalha. A imagem de São José tem 1,13m de altura e foi doada pelo italiano Aldo Sossai.
Dia da Festa
A missa solene da Festa de Nossa Senhora da Saúde aconteceu no dia 21 de novembro e atraiu cerca de três mil pessoas vindas de todo o estado. A celebração foi presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis. “Ele encantou a todos pela simplicidade e se colocou à disposição para apoiar a obra do Santuário”, disse dom Décio. Nessa celebração, foi realizada ainda a cerimônia de lançamento, pelos Correios, do selo em comemoração aos 25 anos da Diocese de Colatina. A segunda missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e contou com a presença da juventude e dos agentes da Pastoral da Educação em romaria.