O poder público, a sociedade civil organizada e a Pastoral da Educação que atuam em Governador Lindenberg promoveram, no dia 8 de julho, o Primeiro Seminário Municipal de Educação do Campo.
O objetivo desse encontro foi debater o fortalecimento da educação pública e formação das comunidades que trabalham no campo. O assunto foi conduzido pelos professores Alexandro Braga Vieira e Dulcineia Campos Silva, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Marcaram presença representantes do poder legislativo e executivo, professores que atuam no campo, lideranças paroquiais, de comunidades evangélicas e de movimentos sociais.
Além da palestra, houve debate, apresentação cultural e encaminhamentos para que a iniciativa possa gerar frutos como formação continuada dos educadores, fortalecimento da Pastoral da Educação, ampliação de políticas públicas tendo como foco a educação do campo e, até mesmo, o estudo para a criação de uma pastoral que lide diretamente com a agroecologia.
“A Pastoral da Educação atua de forma constante, assessorando, articulando e sendo um elo entre as comunidades e os movimentos educacionais”, informou Mateus Fornaciari, agente da Pastoral da Educação no município.
“O camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura: renasce não mais como objeto dela, mas como sujeito da história”. (Paulo Freire)