Mais de mil pessoas, entre educadores e catequistas, participaram do 12º Encontro da Pastoral da Educação, realizado pela Diocese de Colatina, no último sábado (23/09), no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Pelo número expressivo de participantes, este se confirma como sendo um dos maiores eventos realizados pela Pastoral da Educação, no Brasil.
O tema “Formação Contínua do Professor: Caminho para a Educação Plena” foi conduzido pelo professor e escritor Celso Vasconcellos, de São Paulo. “O professor Celso, a partir de sua vasta experiência como educador, trouxe reflexões provocativas acerca da importância da formação continuada do professor, caminho que possibilita uma educação de qualidade e integral para as crianças de hoje”, salientou o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Anderson Mendes Batista dos Anjos.
Celso Vasconcellos destacou que a escola não pode ser vista apenas como local de trabalho, mas também como espaço de formação. Para ele, é preciso investir prioritariamente na formação permanente do professor, a fim de que ele possa compreender melhor o processo educacional, a postura e os métodos de trabalho mais apropriados.
Contação de histórias
Além da palestra com o professor Celso Vasconcellos, o encontro contou com um momento especial de contação de histórias. Os professores Claudia Tardin e Renan Peruggia, do grupo “Histórias Encantadas”, se apresentaram. A proposta deles foi mostrar como a narrativa literária também pode contribuir, de maneira lúdica, plástica e sensorial, para a formação de professores.
Participação importante de catequistas
O encontro contou também com a participação de catequistas. “Nós buscamos motivar a presença deles pela importância do papel que realizam na educação cristã. Foi, mais uma vez, uma parceria que deu certo”, observou Anderson, que destacou ainda a participação de alunos e professores das instituições de ensino superior da região e pessoas vindas de outras dioceses.
Depoimentos
“Altíssimo nível! E assim foi o 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu (ES), com o tema: ‘Formação Contínua do Professor: Caminho para a Educação Plena’. Momento especial de espiritualidade e formação para os educadores! Obrigado às várias mãos que se juntaram para a realização deste bonito encontro! Deus os abençoe!”
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias – Bispo Diocesano de Colatina
“Deus abençoe sempre mais todos vocês da Diocese de Colatina. Um exemplo a ser seguido de cuidado com a Pastoral da Educação.”
Dom João Justino de Medeiros – Presidente da Comissão para a Educação e Cultura da CNBB
“Estes encontros da Pastoral da Educação são bênçãos de Deus derramadas sobre os educadores que deles participam. Obrigada, Senhor, por essa iniciativa da Diocese de Colatina. Priorizar a educação e os educadores é desejar uma sociedade melhor para nossos filhos, netos, bisnetos… Nossos sinceros agradecimentos a dom Décio, que iniciou essa ação, e a dom Wladimir, que continuou valorizando essa brilhante iniciativa. Para o nosso coordenador diocesano, Anderson Mendes Batista, o nosso grande abraço. Você é um presente valioso que Deus colocou em nosso caminho. Continue sempre assim: cheio de energia e de amor no coração. Paz e bem!”.
Maria Auxiliadora Carlesso Deoclécio – Agente da Pastoral da Educação – Linhares
“Momento de muita espiritualidade e aprendizagem! Amei!”
Maricélis Caetano Engelhardt – Superintendente Regional de Educação de Colatina