No dia 26 de setembro de 2014, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Raul Giuberti”, localizada na Paróquia Divino Espírito Santo, no Bairro Maria das Graças, comemorou seu Jubileu de Ouro.
O evento contou com a presença da professora Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira, Secretária de Educação e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Colatina, ex-funcionários da escola, que muito contribuíram para a história da unidade escolar, atuais funcionários, pais, alunos e representantes da Associação de Moradores do Bairro Maria das Graças.
Para abrilhantar a festa, os alunos e professores da escola apresentaram várias atividades culturais: teatro, danças, coral, poesias, além da exposição de trabalhos.
O Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos esteve presente no evento, conduzindo o momento de Ação de Graças.
No final do evento, todos os presentes participaram de uma bonita confraternização organizada pela escola.
História da Escola
A escola “Dr Raul Giuberti” foi criada em 03/09/1964.
No início era chamada de Grupo Escolar “Dr. Raul Giuberti”. O nome foi uma homenagem ao médico Dr, Raul Giuberti, que na época era prefeito de Colatina.
O nome foi sugerido pela professora Romolinda Pretti Caliari, devido à grande ajuda prestada pelo referido prefeito na construção da escola.
Com o aumento do número de alunos a escola passou a chamar-se Escola de 1º Grau “Dr. Raul Giuberti”.
Até o ano de 1995 a escola funcionou no mesmo local onde se encontra, porém em um prédio diferente do que é hoje.
Devido às péssimas condições em que se encontrava a escola, no ano de 1996 foi demolida para a construção do atual prédio.
A construção da nova escola durou 02 anos.
Para não prejudicar os anos letivos de 1996 e 1997 os alunos foram remanejados para outros locais.
No ano de 1996 as turmas funcionaram na Faculdade de Filosofia e Letras de Colatina (FAFIC) – hoje Faculdade Castelo Branco e na igreja católica do nosso bairro.
Em 1997 algumas turmas permaneceram na igreja católica e outras na igreja presbiteriana.
No ano de 1998 a construção foi concluída e os alunos retornaram para o local de origem da escola. Nesse mesmo ano a unidade escolar foi municipalizada, pois pertencia à rede estadual e pelo decreto de municipalização passou para a rede municipal, recebendo o nome de Escola de Primeiro Grau Municipalizada “Dr. Raul Giubert” – EPGM “Dr. Raul Giuberti”.
Em 10/01/2002, pelo decreto municipal 9.475, a escola passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Raul Giuberti” – EMEF “Dr. Raul Giuberti”.
Nossa escola atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais.
Muitos alunos, professores e demais funcionários já passaram pela EMEF “Dr. Raul Giuberti”, contribuindo com a história da referida escola,
Durante toda a sua existência a escola teve 03 diretoras:
- Maria Alcy Passamani Loss;
- Maria Madalena Ramos Rabelo;
- Sandra Helena Saquetto Seidel.