No próximo mês de setembro, a Diocese de Colatina reabrirá a sua Escola Bíblico-Catequética. As aulas iniciam no dia 1º de setembro, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu, com o tema: “A alegria de iniciar discípulos missionários no contexto de mudança de época”.
“Foi realizado um longo processo de reflexão e reestruturação. Essa escola tem o objetivo de capacitar catequistas para as diversas áreas da catequese nas paróquias”, explica o padre Marciel Agnezi Serafim, coordenador diocesano de Catequese.
O curso se destina a catequistas que possuem, no mínimo, dois anos de experiência. São 10 módulos de estudo. O interessado em participar deve ter 18 anos completos, ensino médio concluído e não ter participado da Escola Catequética Diocesana. As matrículas são realizadas pelas paróquias.
Objetivos
A Escola Bíblico-Catequética Diocesana pretende capacitar e proporcionar aos catequistas uma reflexão orientada e um espaço de debate com assessoria qualificada, ajudando-os a crescer no processo de interação fé e vida, e valorizando os momentos de convivência e espiritualidade.
Metodologia
O trabalho será realizado em módulos, com participação ativa, presença registrada, cumprimento de carga-horária, estudo individual e realização de projeto a ser desenvolvido na área de catequese.
Duração
O curso tem duração de dois anos, com aulas ministradas em fins de semana.
Módulos
- Espiritualidade Cristã
- Fé e Amadurecimento Humano
- Metodologia e Planejamento Catequético
- História da Catequese na Igreja
- Introdução à Sagrada Escritura
- Jesus Cristo na Catequese
- Catequese e Iniciação à Vida Cristã
- Liturgia e Catequese / Catequese e Moral Cristã
- Dimensão Eclesial da Catequese
- Catequese, Comunicação e Era Digital