Para fortalecer as ações pastorais no mundo da educação na Diocese de Colatina, a Coordenação Diocesana da Pastoral da Educação se reuniu no último dia 19 de novembro, em Colatina, para a reunião de avaliação e planejamento 2017. Estiveram presentes agentes da Pastoral da Educação de várias paróquias, instituições educativas públicas e escolas católicas da região.
O encontro contou ainda com a participação do bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que motivou o grupo à continuidade do trabalho desafiador nas escolas e paróquias. O bispo destacou que as ações desenvolvidas na Diocese de Colatina são referência no Regional Leste 2 da CNBB, organismo que reúne as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.
Formação
À luz do documento “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais”, os participantes tiveram a oportunidade de rever o conceito de Pastoral da Educação, seus objetivos, o perfil do agente de pastoral, a articulação do trabalho na paróquia e na diocese, além de conhecer propostas de ações a serem desenvolvidas.
Avaliação
Na ocasião, também foram avaliados os trabalhos realizados durante o ano de 2016. Mereceu destaque importante o 11º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, ocorrido no dia 24 de setembro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, com o tema “Professor, um ser em constante formação”. “Este encontro é o episódio pastoral mais esperado do ano e um dos maiores do país”, destacou o professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, coordenador diocesano da Pastoral da Educação. Os encontros de formação, os seminários, as caminhadas e a Missa do Dia do Professor foram outros momentos marcantes lembrados.
Retiro Diocesano
O professor Anderson adianta que, para 2017, foram planejadas várias ações pastorais, dentre elas a realização do 1º Retiro Diocesano da Pastoral da Educação, marcado para os dias 8 e 9 de abril, em Ibiraçu, e o 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação. “A Pastoral da Educação, como pastoral de fronteira, precisa acontecer nas paróquias como processo contínuo e não apenas como episódios. As ações traçadas para 2017 têm como foco principal o fortalecimento pastoral em todas as paróquias”, disse.
Definido tema do próximo Encontro da Pastoral da Educação
O 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação acontecerá no dia 23 de setembro de 2017, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde e terá como tema “Formação Contínua do Educador: Caminhos para a Educação Plena”. São esperados mais de mil participantes.