No próximo mês de novembro, a tragédia ambiental que atingiu o Rio Doce completa dois anos. Para marcar a data, a Diocese de Colatina e mais cerca de 20 entidades vão promover o “3º Manifesto Unidos pelo Rio Doce e a Serviço da Vida”. O ato será no dia 4 de novembro, em Colatina.
Na última terça-feira (12/9), mais de 30 representantes das entidades organizadoras se reuniram no edifício João Paulo II, que fica no centro da cidade, para articular o momento que pretende lembrar a sociedade da maior tragédia ambiental ocorrida no país, quando toneladas de rejeitos de minério devastaram o Rio Doce, após o rompimento de uma barragem pertencente à empresa Samarco, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015.
Durante a reunião, foi decidido que o manifesto também vai criticar a omissão dos governos e da justiça na resolução dos diversos problemas ambientais, econômicos e sociais decorrentes. Além do ato, o grupo definiu que outros eventos vão antecedê-lo. Uma nova reunião foi marcada para o dia 21 de setembro para seguir com o planejamento. Caso outras entidades queiram aderir ao ato, essas estão convidadas para participar desse próximo encontro, que será às 19 horas, no Edifício João Paulo II.
O “3º Manifesto Unidos pelo Rio Doce e a Serviço da Vida” será, portanto, resultado de uma importante mobilização coletiva. A ideia é que esse ato se repita até 2025.
Entidades envolvidas na articulação do manifesto:
Diocese de Colatina
Cáritas Diocesana de Colatina
Associações de Moradores
Defensoria Pública do Espírito Santo
Fórum SOS Rio Doce
Comissão Municipal de Atingidos de Colatina
Associação de Pescadores
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Sindicato dos Bancários
Associação de Pastores, Líderes e Igrejas Evangélicas de Colatina (Aplic)
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab)
Clube dos Profissionais de Contabilidade de Colatina
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Colatina
Associação Colatinense de Defesa Ecológica (Acode)
Grupo Ambientalista Bio Atlântica (GAMBA)
Grupo Escoteiro do Colégio Marista
Comissão promoverá evento sobre assessoria técnica aos atingidos
A Comissão Municipal de Atingidos de Colatina promoverá, na próxima quarta-feira (20/9), às 18h30, um encontro sobre o “Direito à assessoria técnica independente aos atingidos pelo crime da Samarco”. Confirmaram presenças representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Toda a sociedade é convidada a participar desse evento que acontecerá no Edifício João Paulo II, no centro de Colatina, e que pretende mobilizar os atingidos da região no sentido de cobrar justiça aos direitos lesados pela empresa Samarco.
A Comissão Municipal de Atingidos de Colatina foi criada para discutir as questões relacionadas ao crime e aos direitos dos atingidos pela tragédia ambiental ocorrida no Rio Doce, em 2015.