O bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, encontra-se no Rio de Janeiro para participar do 26º Curso Anual dos Bispos do Brasil, que tem como tema central “A Nova Evangelização: significado, desafios e aplicação à realidade do Brasil”.
O encontro, que acontece ao longo de toda esta semana, conta com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, e tem o objetivo principal de reunir os bispos para compartilharem uma semana de estudos, oração, descanso e lazer.
Palestrantes
Os assuntos debatidos no encontro serão conduzidos por professores e especialistas do Brasil e de outros países. São eles: o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia na CNBB, cardeal Cláudio Hummes; o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha; o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella; o secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e vice-prefeito da Comissão para as Relações Religiosas com os Muçulmanos, dom Miguel Ángel Ayuso Guixot; e o diretor geral do Instituto Superior de Estudos de Guadalupe (Iseg), padre doutor Eduardo Chávez Sánchez.
O primeiro curso dos bispos aconteceu em julho de 1990, com a presença do então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI.
Até esta sexta-feira (27/1), a Rádio Catedral FM 106,7 (radiocatedral.com.br) e a WebTV Redentor (webtvredentor.com.br) vão transmitir ao vivo, às 7 horas da manhã, a Eucaristia com Laudes, direto do Centro de Estudos e Formação do Sumaré, onde o curso acontece.
Fotos: Gustavo de Oliveira