Preocupado com o aumento de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar dengue, zika e febre chikungunya, o bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, resolveu se manifestar. Por meio da carta a seguir, ele convoca todas as pessoas a entrar na luta para combater o mosquito.
Prezado amigo,
Saúde e Paz!
Você está fazendo a sua parte para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya? Essas graves doenças têm colocado em risco a saúde das pessoas, criando um estado de alerta nacional preocupante. Está em estudo, inclusive, a relação entre a transmissão do zika vírus e o aumento dos casos de bebês nascidos com microcefalia no país.
De qualquer forma, os médicos são unânimes: neste momento, entrar em guerra contra o Aedes aegypti é o melhor que se pode fazer! A maior parte dos focos com as larvas de mosquito se encontram em depósitos de água parada dentro das próprias residências. Isso quer dizer que a solução para boa parte desse problema está em nossas mãos! Eliminar esses criadouros depende de nós!
Os principais berçários do Aedes aegypti são vasos de plantas, depósitos de água para consumo humano, pneus, entulhos, sucatas deixadas a céu aberto, calhas e ralos. Portanto, evite, a todo custo, acumular água nessas condições! Organize mutirões de limpeza, convoque a família e os vizinhos para combater esses focos e evitar que mais pessoas fiquem doentes.
São medidas simples e, para que nada seja esquecido, faça uma lista com tudo o que deve ser verificado dentro de casa e no quintal. Outra atitude importante é receber os agentes de saúde e combate à dengue. Eles podem nos ajudar a encontrar e eliminar possíveis focos.
Fiquem atentos! Vamos vencer juntos essa batalha em prol da saúde de todos!
Saudações fraternas
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano de Colatina