O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (16/11), a renúncia do cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis. Francisco também nomeou o novo arcebispo: dom Orlando Brandes, transferindo-o da Arquidiocese de Londrina, no Paraná.
Dom Damasceno havia apresentado renúncia em fevereiro de 2012, quando completou 75 anos, conforme prevê o direito canônico. Até a posse do novo arcebispo, marcada para o dia 21 de janeiro de 2017, dom Damasceno ficará na Arquidiocese de Aparecida como administrador apostólico.
Em entrevista ao vivo a Rádio Aparecida, na manhã de hoje, Dom Orlando falou sobre sua transferência para Aparecida. “Quero acolher essa nova missão que me foi confiada pelo Papa Francisco. O primeiro objetivo é conhecer o rosto da Arquidiocese de Aparecida”.
“Me sinto muito feliz por tê-lo por sucessor. Terá uma especial proteção de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Desejo que tenha um ministério muito frutuoso em Aparecida”, afirmou dom Damasceno.
Histórico
Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1946 em Urubici (SC). É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (falecidos). Tem seis irmãos. Após o curso primário ingressou no Seminário João Vianney, de Lages. Em 1968 concluiu Filosofia na UCP em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana (Roma) especializando-se em Teologia Moral em 1973.
Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão (PR) em 6 de julho de 1974. Foi professor de Teologia Moral e Dogmática no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) de 1974 a 1994.
Foi eleito pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de março de 1994, como 3° bispo diocesano de Joinville. Escolheu como lema: “Somos operários de Deus” (1 Cor 3,9). A ordenação episcopal e posse ocorreu no dia 5 de junho de 1994 na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville, dia de São Bonifácio. No dia 10 de maio de 2006, o Papa Bento XVI nomeou dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina. A posse como 4º arcebispo da Arquidiocese de Londrina aconteceu no dia 23 de julho de 2006.