No último dia 15 de julho, a Diocese de Colatina comemorou seus 25 anos de instalação com uma missa em ação de graças, celebrada pelo seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha. A Catedral de Colatina ficou repleta de leigos vindos de todas as áreas pastorais da Diocese. Ao lado de dom Geraldo, estavam o bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, o bispo emérito, dom Décio Sossai Zandonade, e membros do clero.
Dom Geraldo aproveitou a homilia para fazer uma oração pessoal em louvor e agradecimento pelo Jubileu de Prata da diocese que ele ajudou a fundar. Assim ele rezou: “Eu te louvo, ó Pai, porque o Papa São João Paulo II criou esta Diocese. Eu te louvo e agradeço por me conceder a graça de ser o primeiro bispo desta porção querida do rebanho do Senhor. É inesquecível aquela tarde de 15 de julho de 1990 quando era instalada esta Diocese e eu dela tomava posse na presença do núncio apostólico e dos demais bispos que aqui vieram para aquele momento tão solene. Vinte e cinco anos se passaram”.
A oração espontânea de dom Geraldo prosseguiu: “Eu te louvo, ó Pai, pelo pastoreio de dom Décio, que por mais de 11 anos aqui dedicou sua vida com alegria e total entrega. Eu te louvo, ó Pai, porque dom Wladimir aceitou o encargo sublime de ser o terceiro bispo desta Igreja Particular. Eu te louvo, ó Pai, pela colaboração indispensável e generosa dos irmãos presbíteros. Eu te louvo pela dedicação de tantos consagrados e consagradas, pelo empenho de tantos cristãos leigos e leigas, que dão a contribuição insubstituível na construção do Reino. Eu te louvo por esta caminhada de 25 anos, marcada por sofrimentos, dores e sacrifícios, mas também por alegria, esperança e tantas realizações”.
O encerramento do Ano Jubilar na Diocese de Colatina está marcado para acontecer no dia 21 de novembro deste ano, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.