Marcelo Keller Santiago e Marciel Agnezi Serafim são os mais novos diáconos da Diocese de Colatina. Eles foram ordenados pela imposição de mãos do bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, em missa celebrada no último dia 18 de dezembro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.
Além de familiares e amigos, os diáconos foram prestigiados pela presença de membros de suas comunidades de origem e das paróquias onde fizeram estágio pastoral. Essa foi a primeira ordenação realizada por dom Wladimir na Diocese de Colatina. Com o diaconato, os dois ex-seminaristas iniciam, agora, uma caminhada de trabalho e discernimento com vistas à ordenação presbiteral.
“Marcelo e Marciel ouviram o chamado do Senhor, acolheram o convite de segui-Lo e também a proposta formativa apresentada pela Igreja. Aceitaram a dinâmica da formação como um processo renovador, de amadurecimento e conversão. Conversão pessoal e eclesial”, disse dom Wladimir, em sua homilia.
O papel do diácono
Durante a homilia, o bispo também destacou a importância do diácono nos trabalhos da Igreja. “Vocês devem servir à Igreja no serviço da Palavra, do Altar e da Caridade, mostrando-se servos de todos. Como ministro do altar, irão proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. Além disso, poderão exortar e instruir, na Sagrada Doutrina, não só os não crentes, como também todos os fiéis. Poderão ainda presidir orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias”, explicou dom Wladimir aos novos diáconos.