As crianças acolhidas no Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi, unidade da Cáritas Diocesana, fizeram um divertido passeio no circo que se apresentou em Colatina, no último dia 7 de abril.
Como o Mater Christi desenvolve um serviço de acolhimento institucional de crianças de até seis anos, a assistente social da entidade, Ana Paula Fonseca Costa Badiani, destaca que momentos de lazer favorecem a vivência fora dos muros institucionais, aproximando os pequenos de experiências sociais reparadoras que contribuem para a superação dos desafios oriundos do afastamento familiar e comunitário a que são submetidos.
Ana Paula lembra que o lazer é estabelecido na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, ou seja, poder brincar e se divertir é um direito de todas as crianças e adolescentes. “Para tanto, Estado, família e sociedade desempenham papéis diferenciados, mas estratégicos, no sentido de garantir condições e oportunidades para que meninos e meninas exerçam o seu direito ao lazer”, destaca.
A assistente social informa ainda que especialistas apontam para a importância das brincadeiras já nos primeiros anos de vida, como forma de facilitar o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional.