Administradores eclesiais conhecem ação pastoral do Santuário de Aparecida
Teve início ontem (23) o 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial – Conage, no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, com o tema ‘Paróquia Visionária: construindo uma gestão empreendedora e profética’ e lema ‘Esse com certeza produz fruto” (Mt 13, 23). Até sexta-feira (26), cerca de 350 inscritos participam de cursos e palestras sobre gestão eclesial ministradas por especialistas. A abertura foi feita pelo administrador-ecônomo do Santuário, padre Luís Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R.
A gestão eclesial do Santuário foi foco da exposição do missionário redentorista, que falou sobre a estrutura necessária para a acolhida do volume crescente de peregrinos – superior a 200 mil por final de semana no segundo semestre. Padre Luís fez um esboço da organização pastoral do Santuário, que envolve diretamente 61 colaboradores (exceto padres e religiosos), além de 800 voluntários, e outros 1.700 funcionários dos demais setores.
“Nós não trabalhamos para uma empresa, trabalhamos para Nossa Senhora. Somos uma equipe reunida em uma igreja que se organiza como empresa, e não uma empresa que se organiza como igreja. Assim, nossos funcionários crescem com a consciência de que não possuem aqui um emprego, mas uma missão”, ressaltou.
O evento reúne sacerdotes, religiosos, diáconos, seminaristas, secretários, ecônomos, administradores de comunidades e congregações, vigários paroquiais, ministros, evangelizadores, membros dos conselhos e pessoal auxiliar de paróquias e capelas de vários estados do Brasil.
A Diocese de Colatina será representada no 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial (Conage), com representantes da Área Pastoral de Colatina, Cordis e Rádio Aimorés.