No último fim de semana (7 a 9/10), Belo Horizonte (MG) sediou o 18º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, com o tema “Pastoral da Educação para uma nova cidadania”.
O evento contou com a participação de dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal para Educação e Cultura, e dom Julio Endi Akamine, bispo referencial para a Pastoral da Educação, além de padres, religiosos e leigos ligados à Pastoral da Educação de todo o Brasil.
Os objetivos desse encontro foram refletir sobre os desafios que envolvem a educação em nosso país, avaliar a caminhada da Pastoral da Educação nas regiões do Brasil e elaborar propostas para a articulação da Pastoral da Educação nos regionais e dioceses brasileiras.
A Diocese de Colatina foi representada pelo professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, coordenador diocesano da Pastoral da Educação, e pela professora Lourdes Antonioli Aiolfi Piassarolo, agente de pastoral da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aracruz.
Estudo, reflexão e partilha
Além de estudar o documento 110 da CNBB “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais”, os participantes assistiram a uma palestra sobre os “Desafios da realidade educacional brasileira”, conduzida pela professora Regina de Assis, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação e Cultura.
Os participantes tiveram também a oportunidade de fazer uma partilha de experiências da Pastoral da Educação e traçar horizontes de trabalho para os próximos três anos. As experiências realizadas na Diocese de Colatina foram apresentadas pelo professor Anderson. “Participar do Encontro Nacional da Pastoral da Educação foi uma oportunidade ímpar para conhecer outras experiências em nível de Brasil, levar as nossas ações e partilhá-las para tantas dioceses brasileiras que estão iniciando um trabalho que já realizamos há mais de 15 anos”, avaliou o coordenador diocesano.