O diácono permanente Amauri Brás Caser representou a Diocese de Colatina na 1ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes do Brasil, evento ocorrido de 2 a 6 de abril, em Brasília.
Com o tema “A Pessoa do Diácono e a Missão”, o encontro reuniu 26 diáconos de 20 dioceses. “Todas as falas foram direcionadas para valorizar a Igreja em saída, que vai ao encontro daquele que está distante”, contou Caser, que é coordenador diocesano dos Diáconos Permanentes.
Animado pelo grande desejo do Papa Francisco de ver uma Igreja cada vez mais defensora da vida, servidora e missionária, o encontro contou com momentos de reflexão, debate, espiritualidade e partilha de experiências. “Foi gratificante participar desse evento. Fomos convidados a sair da nossa zona de conforto em busca dos nossos irmãos”, completou Caser.
O evento aconteceu na sede do Centro Cultural Missionário, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi coordenado pelo assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, padre Antônio Niemiec. A pretensão é que essa formação se repita todos os anos.
Assuntos abordados
A 1ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes do Brasil buscou resgatar os fundamentos teológicos da diaconia ao longo da história; refletir sobre a pessoa do diácono à luz de uma Igreja em saída; oferecer elementos para que o diácono possa exercer bem a sua missão de servir e viver com alegria o anúncio do Evangelho, chegando às periferias geográficas, sociais e existenciais; e oportunizar aos participantes do curso um conhecimento de como a missão se organiza na Igreja no Brasil e como eles também podem colaborar no crescimento de uma verdadeira cultura da missão.