Na última semana (13 a 15 de julho), a Diocese de Colatina enviou o seminarista Huezer Vigano Sperandio para representá-la no 2º Congresso Internacional Laudato Si’ e Grandes Cidades, ocorrido no Rio de Janeiro (RJ).
O evento foi promovido pela Fundação Antoni Gaudi e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Segundo Huezer, a encíclica do Papa Francisco “Laudato Sí’ – sobre o cuidado da casa comum” foi a base para se discutir sobre aspectos ambientais, sociais, éticos e de gestão associados às cidades. “O ser humano é um beneficiário da casa comum, mas também seu cuidador. Quando o planeta sofre, o homem também sofre”, destacou o seminarista.
Para o cardeal Lluís Martínez Sistach, presidente da Fundação Antoni Gaudi e participante do congresso, “a desertificação é uma doença, a extinção de uma espécie é uma amputação do grande corpo terrestre; por isso, cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa vida”.
“Não há como negar que hoje vivemos uma grave crise climática e ecológica, e que este estilo consumista de vida é insustentável a médio e longo prazos. É assim urgente que o nosso encontro com o Cristo ressuscitado se transforme em conversão de vida para o cuidado com a nossa casa comum e com os mais pobres e necessitados”, observou Huezer.