Nesta quarta-feira, 8 de outubro é celebrado o Dia do Nascituro, marcando a Semana Nacional da Vida, que ocorre de 07 a 12 outubro. A data é dedicada à vida que ainda vive na barriga da mãe. Neste período, dioceses e comunidades de todo Brasil organizam atividades e celebrações em prol da vida.
Leia e reflita o texto do nosso Administrador sobre a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro.
SEMANA NACIONAL DA VIDA – de 07 à 12 de outubro –
Dia do Nascituro – 08 de outubro –
A SEMANA NACIONAL DA VIDA, foi criada em 2005, na 43ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Itaici –SP.
É uma bela oportunidade para se refletir sobre o sentido e o valor da vida como dom de Deus. Com isto devemos criar uma mentalidade de respeito e de defesa da dignidade da pessoa humana.
A Semana Nacional da Vida começa em 07 de outubro e vai até o dia 12. Em todo o país, o evento busca promover a cultura da vida na sociedade na esperança de que, cada vez mais, a sociedade trabalhe para humanizar o cuidado com a vida humana, desde sua concepção até o fim natural.
O Tema deste ano é ¨VIDA E MISSÃO: LANÇAR AS REDES EM ÁGUAS MAIS PROFUNDAS¨, que tem como objetivo de propor a sociedade debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.
Durante a semana celebramos no dia 8 de outubro, o Dia do Nascituro, isto é, dos fetos e bebês que estão se formando no seio das mães e se preparam para nascer.
A vida humana deve ser defendida e preservada desde sua concepção até a morte natural. O dia do nascituro nos desperta para a consciência de que há direitos do ser humano de conservar a sua vida mesmo em estágio intrauterino. A ideia se baseia no fato de que os nascituros são seres humano e têm a mesma dignidade dos seres humanos já nascidos. São imensos os ataques e ameaças que os nascituros têm sofrido nos últimos tempos. Por isto, vemos razões sérias para a celebração de uma semana voltada para a beleza da vida, onde a pessoa humana foi colocada no centro da criação.
Em nossos tempos, a vida não vem sendo devidamente valorizada, e é muito mais grave quando a morte ataca vidas indefesas, inocentes e frágeis. Celebrar a semana Nacional da vida e o dia do Nascituro é também dizer não a legalização do aborto, é um grito de alerta geral em favor da vida, com o objetivo de suscitar na consciência das famílias e da sociedade o valor da dignidade humana em todos os sentidos, e olharmos também, para vida que está sendo ameaçada, entre elas: o sistema ecológico, o descuido com a saúde pública, a violência no trânsito, o descaso com os idosos, na qual aquele que não produz parece não ter direito de participação e viver com dignidade.
Na verdade é uma redescoberta da beleza e valorização da obra trinitária da criação.
Para a CNBB, explica Dom Odilo Scherer, Cardeal de São Paulo, na época, 2005, secretário geral da CNBB, a escolha do dia 8 de outubro como dia do Nascituro tem também outros significados especiais, ¨Antes de tudo, no Brasil, estamos no início da primavera, a estação da vida nova; cada criança que nasce é uma primavera para a humanidade¨, e no dia 12 de outubro quando celebramos a padroeira do Brasil, celebramos também o Dia da Criança, e as crianças que estão para nascer merecem ser lembradas. É importantíssimo, que a vida seja valorizada e protegida conforme os enunciados pela Constituição Federal.
O Profeta Jeremias (1,5) nos abverte: ¨ Antes mesmo e te formares no ventre materno, eu te conheci: antes que saísses do seio, eu te consagrei¨.
Em um dos trechos do Juramento de Hipócrates – 460-377 aC, ouvimos, ¨Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade…Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva…Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.¨ (Juramento repetido na formatura de Medicina, onde os médicos assumem um Compromisso incondicional a serviço da vida).
Deus abençoe a todos.
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.
Administrador Apostólico da Diocese de Colatina