A Pastoral da Criança existe para responder a um chamado nobre: o de crianças e famílias que precisam de orientação e acompanhamento em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. O objetivo é ainda mais nobre: o desenvolvimento integral das crianças, promovendo também o de suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Na Diocese de Colatina, a Pastoral da Criança intensificou sua atuação de forma considerável nos últimos anos e o resultado foi surpreendente: foi a que mais cresceu, em número de atendimentos, no Brasil. Atualmente, está presente em 29 das 31 paróquias, acompanhando de perto 4.618 crianças e 285 gestantes. São 3.859 famílias que recebem a visita periódica de mais de mil líderes e agentes da Pastoral da Criança em seus lares.
Ações
Os líderes e agentes são capacitados pela Pastoral da Criança para criar uma relação de confiança e carinho com as famílias. Em relação às gestantes, as equipes orientam sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade e aleitamento materno. Também conversam sobre os cuidados na gravidez, alimentação, vacinação e o desenvolvimento do bebê no útero, além de dar apoio psicológico e contribuir para melhorar a autoestima das futuras mamães.
Os líderes também são preparados para orientar mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos e a aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Eles realizam ainda avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.
Depoimentos
“Eu atuo como líder da Pastoral da Criança há sete anos. Busco aprimoramento, esclarecimentos e forças. Aprendi a importância do bom convívio, da humildade, da sabedoria demostrados pelas crianças acompanhadas, que já considero parte de minha família. Conheci este trabalho através de famílias de outras comunidades, que me inspiraram a querer fazer algo pelas famílias da minha própria comunidade. Passamos por muitos apertos, provações, mas conseguimos fazer a diferença. É inexplicável a alegria que sinto ao ver uma família melhorando seu convívio, uma criança se desenvolvendo, crescendo. A gratidão é enorme e o sentimento de dever cumprido faz meu coração transbordar de alegria e paz. Atuo na Pastoral da Criança por amor e minha recompensa é um sorriso, o que faz meus dias terem mais brilho”.
Lucia Helena Bruno dos Reis
Voluntária da Pastoral da Criança na Diocese de Colatina
“É maravilhoso ser acompanhada pela Pastoral da Criança, pois as voluntárias me ajudam em muitas coisas. Quando preciso conversar, sempre me orientam, aconselham e ajudam como cuidar das crianças para melhorar o desenvolvimento delas. Sinto-me amparada e segura com o trabalho da Pastoral da Criança. Costumo dizer: criamos um laço de amizade e de família. Deus abençoe a Pastoral da Criança!”
Diana Dias
Mãe acompanhada pela Pastoral da Criança na Diocese de Colatina
Fontes: Pastoral da Criança da Diocese de Colatina e site www.pastoraldacrianca.org.br.