A marca da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral traz uma série de elementos muito importantes e fundamentais para a nossa prática cristã. Foi criada pelo designer gráfico Nathan Gallão, de Colatina, que, a seguir, defende cada elemento utilizado.
Barco
No contexto da marca, o barco representa a Igreja, povo de Deus. O barco foi escolhido porque está presente em várias passagens do Evangelho, desde o chamado dos primeiros discípulos (Mc 1,16-19) até a evangelização das primeiras comunidades. Assim como em Lucas 5,3 onde Jesus fala do barco à multidão, hoje a Igreja tem por missão e desafio falar e mostrar ao mundo a mensagem redentora do Evangelho, não de dentro, mas como o barco, um meio de transporte, se por a caminho de encontro com a multidão assim como Paulo que de barco viaja pelo mediterrâneo levando o Evangelho aos povos e fundando as primeiras comunidades.
Báculo
A proa do barco ganha o formato de um báculo e representa a pessoa do bispo, pastor que nos indica o caminho. É o bispo em sua missão apostólica que conduz a igreja particular nas estradas de Cristo.
Água
A água figura o tempo, em ondas agitadas que fazem o barco sacudir. As dificuldades de uma mudança de época sacodem a Igreja, sacodem nossos costumes e tudo o que algum dia já tivemos como certezas e nos põe aflitos diante dos desafios pastorais, assim como os discípulos no barco diante da tempestade (Lc 8,23ss). Dentre as ondas, um fio azul traça horizontalmente a marca e no centro esconde-se entre as ondas. O fio à esquerda, em tom azul mais escuro, representa nosso passado, fundamental quando fazemos um plano pastoral. É impossível traçar uma linha evangelizadora sem considerarmos as experiências que trazemos, boas e ruins. Em tom azul claro, à direita e em paralelo com a direção da barca, o fio indica o caminho rumo ao futuro que queremos traçar. O fio do tempo e da história não é linear, mas faz de forma leve o movimento das ondas turbulentas e até se esconde em meio a elas em uma mudança de época, entretanto, ele reaparece após as ondas e indica que não devemos nos perder em meio as aflições deste momento de dificuldades, mas mantermos a mesma serenidade de Jesus que dorme tranquilamente no barco durante a tempestade.
Cruz
Encimando a marca, destaca-se a cruz de Cristo como veleiro propulsor do barco. É a misericórdia redentora de Jesus que nos impulsiona a ir em encontro ao próximo. A cruz recebeu traçado semelhante a férula que papa Francisco recebeu em sua viagem a ilha italiana de Lampedusa, confeccionada em madeira proveniente das embarcações que os refugiados utilizaram para buscar socorro e uma vida melhor. É entre os necessitados que o papa Francisco pede que estejamos e é a eles que Cristo nos conduz, aos mais necessitados, excluídos e marginalizados que estão a deriva em seus barcos no mar do indiferentismo que o barco Igreja deve resgatar e conduzir a vida, vida plena que Jesus veio restaurar e trazer para todos.
Plano de fundo
No plano de fundo da marca temos a representação do número 10, alusivo a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral a se realizar em 2020, acompanhada da tipografia.